A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Cacau Show está distribuindo 5 mil ovos de páscoa para quem se cadastra em site

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.abr.2020 | 18h15 |

Circula pelo WhatsApp que a Cacau Show estaria doando 5 mil ovos de páscoa. Para receber a doação, basta clicar no link que acompanha o texto e fazer um cadastro.  Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira a checagem da Lupa:

“Cacau show salva a Páscoa doando 5000 ovos de páscoa de graça só fazer um cadastro ”
Texto que circula pelo WhatsApp acompanhado de um link de cadastro para um site que supostamente inscreve usuários para ganhar um ovo de páscoa da Cacau Show

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Cacau Show informou, em nota, que a mensagem de WhatsApp que promete a doação de 5 mil ovos é “fake news”. A empresa afirmou que não realiza esse tipo de ação por WhatsApp para pessoas físicas. “Informamos, ainda, que a Cacau Show já está tomando todas as providências legais e cabíveis em relação ao ocorrido”, diz a nota. 

O link que circula pelo WhatsApp leva para uma página com uma identidade visual semelhante ao site oficial da Cacau Show, porém sem relação com a empresa. O domínio “meuspremios.club” está registrado em nome de uma empresa de hospedagens de site norte-americana, uma forma de mascarar seu real proprietário. Após responder a um questionário, o usuário é encorajado a compartilhar o link com outros usuários de WhatsApp. É possível que esse link esteja sendo usado para fins maliciosos, como o roubo de dados.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo