A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Golpe usa foto de Luciano Huck em promoção falsa de reforma de casa

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.abr.2020 | 10h30 |

Circula pelas redes sociais um post com uma foto do apresentador Luciano Huck, da TV Globo, diante de uma casa reformada. O texto sugere tratar-se de uma promoção, na qual basta clicar em um link ou comentar “Eu quero” para concorrer a uma reforma na própria casa. Um dos quadros de grande sucesso do programa Caldeirão do Huck, chamado “Lar Doce Lar”, é especializado em revitalizar moradias. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Quer ganhar a reforma da sua casa? (…)

Comenta ” EU QUERO”.

Obs: só vale para quem comentar e compartilha (sic)”

Texto em post no Facebook que, até as 19h de 7 de abril de 2020, tinha mais de 3,4 mil compartilhamentos

FALSO

O post analisado pela Lupa é falso. A promoção de reforma de casas não existe, e o conteúdo não tem qualquer relação com o apresentador Luciano Huck. A Comunicação da TV Globo afirmou, em nota enviada por e-mail, desconhecer a publicação que circula no Facebook. “Além disso, o processo de seleção do quadro ‘Lar Doce Lar’ é realizado exclusivamente por meio da inscrição de histórias no site oficial do programa [Caldeirão do Huck]”, diz o texto. Ou seja, a rede social jamais foi usada com essa finalidade.

A imagem que acompanha o post também é antiga e retrata uma participação no quadro “Lar Doce de Lar”, exibida em 24 de junho de 2017. O estudante Danilo da Silva pediu a construção de uma casa para morar com a mãe, Lindinalva, em Palmas (TO), e teve o seu desejo atendido pelo programa.

O link indicado pelo post leva para uma página com o título “Admiradores Luciano Hulk” (sic), na qual a pessoa pode clicar para escolher entre ganhar uma cesta básica, reformar o carro ou reformar a casa. Quando é feito o comentário “Eu quero” na publicação, a pessoa recebe uma mensagem no Facebook Messenger e é direcionada por um chatbot para o mesmo endereço, num sistema parecido com o de outros golpes já checados pela Lupa. Independentemente da alternativa escolhida, o usuário cai em uma página promocional do aplicativo BestApps. Trata-se de um agregador de programas gratuitos para Android que não está mais disponível na Google Play Store, loja oficial da plataforma.

Recentemente, a Lupa revelou outro golpe que usava o nome de Luciano Huck, com o objetivo de vender um produto que melhoraria a imunidade durante a pandemia. Na verdade, o post era uma propaganda de uma fórmula de emagrecimento comercializada por uma empresa com milhares de reclamações na internet.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo