A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso tuíte sobre cura de ‘primo Antonio Carlos’ com cloroquina em hospital no Rio

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.abr.2020 | 17h53 |

Circula pelas redes sociais a imagem de um tuíte de uma pessoa dizendo que acaba de sair do “Hospital Unimed da Barra”, onde seu primo “Antonio Carlos, de 67 anos”, foi curado após ser tratado com cloroquina. Ele teria contraído Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, 16 dias antes. A pessoa ainda cita o perfil da TV Record Rio e se dispõe a dar uma entrevista para contar o caso. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“CURADO POR CLOROQUINA !

Acabei de sair do Hosp. Unimed da Barra, onde meu primo Antonio Carlos de 67 anos, há 16 dias foi detectado com o COVID-19 e hoje após tratamento com CLOROQUINA, está CURADO.”

Texto de tuíte que circula pelas rede sociais

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Hospital Unimed-Rio, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, afirmou, em nota, que nenhum paciente chamado Antonio Carlos, com 67 anos e com Covid-19, foi atendido e tratado no local. “A unidade reforça ainda que segue todas as orientações do Ministério da Saúde para o tratamento dos casos suspeitos ou confirmados da doença”, diz o texto.

O mesmo texto circulou pelo Twitter como se tivesse sido escrito por pelo menos três autores diferentes, todos eles apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Como nenhuma palavra foi trocada, isso levantou a suspeita de que se tratasse de uma ação coordenada de robôs. Por conta disso, usuários passaram a fazer piadas com o tuíte, dizendo que agora muitas pessoas têm um primo chamado “Antonio Carlos”.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo