A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que o Hospital das Clínicas de São Paulo não tem pacientes com Covid-19

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.abr.2020 | 18h01 |

 

Circula nas redes sociais um vídeo mostrando instalações vazias de um hospital. Na narração, um homem afirma que se trata do Hospital das Clínicas e que “não tem ninguém” no local. A legenda que acompanha a gravação diz que é o Hospital das Clínicas de São Paulo. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“HC de São Paulo vazio”
Legenda do vídeo publicado no Facebook que até as 16h do dia 13 de abril de 2020 tinha mais de 100 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não mostra o Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP), mas sim o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-FMRP). 

Além disso, também é falso que o hospital de Ribeirão Preto está vazio. Por telefone, a assessoria de imprensa da instituição informou que 11 pessoas estavam internadas por Covid-19 na sexta-feira (3), dia em que o vídeo foi gravado. Até as 17h30 do dia 13 de abril de 2020, foram confirmados 43 casos e 4 mortes no município.

Na filmagem, um homem não identificado afirma que estava no “balcão 5” do hospital. A assessoria de imprensa informou que a área mostrada é um corredor de acesso aos ambulatórios da unidade e aparece vazia porque apenas pacientes em situação grave estão sendo atendidos, enquanto as consultas de baixa complexidade estão sendo remarcadas. Com isso, o número de consultas diárias caiu de 3 mil para 500. O diretor do hospital, Antonio Pazin Filho, gravou um vídeo explicando como funciona o processo de triagem e o encaminhamento de pacientes dentro do hospital.

Já o Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP), que não aparece no vídeo, mas que foi citado na legenda, tinha 259 pessoas internadas por Covid-19 até dia 8 de abril. Dessas, 116 estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na última semana, a Lupa analisou diversos vídeos falsos gravados em hospitais de todo Brasil. Em comum, os discursos das publicações afirmam que não existem pacientes com a Covid-19 sendo atendidos e criticam o isolamento social. Em sua maioria, as gravações mostram apenas a fachada ou parte do hospital que está vazia. Nenhum deles conversa com profissionais de saúde ou mostra ambulatórios, consultórios ou leitos para explicar a dinâmica interna das unidades.

Viu algum vídeo de hospital circulando nas redes sociais e quer saber se é verdadeiro? Você pode enviar uma sugestão de checagem pra gente pelo formulário #LupaAqui.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo