A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antigo vídeo com chuva de ovos em João Doria e ACM Neto

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.abr.2020 | 15h44 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM), caminhando na rua ao lado de um grupo de pessoas. De repente, os dois políticos começam a ser atingidos por uma chuva de ovos. A legenda diz que, como é Páscoa, Doria e ACM Neto receberam os ovos que mereciam. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Como é Páscoa, Dória recebeu os ovos que merece.

O Governador Dória com ACM neto são recebidos com chuva de ovos. Ele pode ficar tranquilo que não será Presidente do Brasil!!”

Legenda de vídeo no Facebook que, até as 12h de 14 de abril de 2020, tinha mais de 19 mil compartilhamentos

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo. A cena ocorreu em 7 de agosto de 2017, em Salvador, quando Doria ainda era prefeito de São Paulo – ou seja, não tem nenhuma relação com a pandemia de Covid-19 ou com medidas adotadas pelo político contra o novo coronavírus. Ele estava na capital da Bahia para receber o título de cidadão soteropolitano, oferecido pela Câmara Municipal. No trajeto até o local da solenidade, um grupo de manifestantes começou a vaiar a comitiva e atirou ovos contra os políticos – um deles acertou Doria na cabeça. A gravação que mostra o episódio foi compartilhada no mesmo dia pelo jornalista Victor Pinto no Twitter.

Doria publicou um vídeo logo depois em seu perfil oficial no Twitter, condenando o ato. “Não à violência, não ao autoritarismo e não às ditaduras. Sim à democracia, a um país unido e de paz. Quem tem propósito discute ideias”, escreveu. Ele responsabilizou a “intolerância do PT e dos partidos de esquerda” pelo incidente. “Esse é o caminho do Lula”, disse. “Os esquerdistas que querem o mal do Brasil vão lá defender o Maduro e jogar ovo lá na Venezuela. Aqui no Brasil, valem os brasileiros e vale a nossa bandeira. Acelera, Brasil. O meu repúdio a esses agressores.”

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo