A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa lança ‘Lupa na Ciência’ e analisa artigos científicos sobre a Covid-19

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.abr.2020 | 12h00 |

Em mais um esforço contra a desinformação em torno da Covid-19, a Agência Lupa lança nesta quarta-feira o Lupa na Ciência. O projeto analisa artigos acadêmicos sobre o tema para explicar o que já se sabe sobre o novo vírus e a pandemia, ampliando o alcance desse tipo de informação ao público em geral.

Os artigos serão publicados às segundas, quartas e sextas-feiras, trazendo uma revisão das pesquisas mais recentes disponibilizadas na comunidade científica, a partir de buscas no Google Acadêmico, plataforma do Google que agrega estudos sobre diversos temas. O projeto conta com o apoio do Google News Initiative.

“Em momentos críticos como o que estamos vivendo hoje, é fundamental que as pessoas tenham como encontrar informações corretas, vindas de fontes respeitadas e cuja veracidade tenha sido verificada. Por isso o Google News Initiative tem ampliado seu apoio a empresas jornalísticas e às agências de checagem de fatos”, disse a News Lab Lead para o Brasil do Google, Fabiana Zanni.

Com a análise dos artigos, a Lupa disponibiliza aos seus leitores mais uma fonte confiável de informação sobre o novo coronavírus. Entre os temas pesquisados e que serão esclarecidos estão o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, a possibilidade de os pets serem contaminados pelo novo coronavírus e a efetividade das medidas de isolamento social, entre outros.

“O nosso objetivo é sempre conter a desinformação, independentemente do tema. Mas em meio a essa pandemia, esse compromisso se intensifica. Nosso objetivo é acompanhar a produção acadêmica e entregar mais conteúdo confiável ao nosso público, para que as pessoas possam conversar sobre o tema e tomar decisões relativas a ele tendo posse de informação verificada”, afirmou Natália Leal, diretora de conteúdo da Lupa

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo