A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução Instagram
Foto: Reprodução Instagram

#Verificamos: É falso que atriz norte-americana afirmou que ‘só se salvou porque usou cloroquina’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.abr.2020 | 16h28 |

Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que a atriz e cantora Rita Wilson, mulher do ator Tom Hanks, disse na rede de televisão CBS que “só se salvou [da Covid-19] porque usou cloroquina”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Mulher do ator Tom Hanks diz na CBS que só se salvou porque usou cloroquina”
Título da reportagem publicada no site Noticia Brasil Online que, até as 16h do dia 15 de abril de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 1,5 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em entrevista à rede de televisão CBS, na terça-feira (14), a atriz e cantora Rita Wilson, mulher do ator Tom Hanks, afirmou justamente o contrário sobre seu tratamento com cloroquina. Ela disse que, após contrair Covid-19, foi tratada com o medicamento, mas não sabe se a droga fez efeito. Ela também disse ter sofrido efeitos colaterais “extremos” por causa do remédio. 

“Eu acho que as pessoas precisam ser cautelosas em relação ao medicamento. Nós realmente não sabemos se é benéfico neste caso”, pontuou a cantora. Ela recebeu cloroquina quando teve febre alta, mas disse que “não sabe se o remédio funcionou ou se foi somente o tempo da febre passar”. “A cloroquina tem efeitos colaterais extremos. Eu estava com muita náusea e tive vertigem. Eu não conseguia andar e meus músculos estavam muito fracos”, complementou Wilson.

O hospital da Gold Coast University, na Austrália, no qual ela foi tratada, não informou se ela de fato recebeu o remédio, mas confirmou que a substância tem sido administrada para alguns de seus pacientes com a doença.

Wilson estava fazendo um tour de shows pela Austrália enquanto Hanks gravava um filme sobre a vida de Elvis Presley. Os dois testaram positivo para Covid-19 no dia 12 de março. Eles foram admitidos no hospital da Gold Coast University, onde fizeram tratamento. Os dois já estão recuperados e em isolamento social nos Estados Unidos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo