UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que médicos de 30 países confirmam a eficácia da cloroquina
16.04.2020 - 18h10
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um post com a afirmação de que médicos de 30 países confirmaram a eficácia da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A mensagem critica o posicionamento do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, dizendo que só ele é contrário ao uso do medicamento. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Cloroquina: médicos de 30 países confirmam a eficácia do remédio. Só o Mandetta que é contra”
Texto em foto de post no Facebook que, até as 15h de 16 de abril de 2020, tinha mais de 4,3 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O post que circula nas redes sociais baseou-se no Barômetro em Tempo Real de Covid-19, uma pesquisa semanal feita pela plataforma de saúde Sermo. Atualmente, o maior grau de eficiência apontado nas consultas é o do uso de plasma de pacientes que se recuperaram de Covid-19, que chegou a 46% de aprovação.
A cloroquina e a hidroxicloroquina não foram consideradas como o melhor tratamento pelos médicos consultados nas duas etapas mais recentes da enquete – isso ocorreu apenas na primeira a medição, feita em março.
O levantamento da Sermo consulta 6 mil especialistas em 30 países para extrair informações sobre o estágio da pandemia, medidas tomadas contra o coronavírus, tipos de tratamento adotados e os impactos no sistema de saúde. As perguntas sobre terapias contra o novo coronavírus listam 10 procedimentos diferentes que vêm sendo empregados. Além disso, os médicos podem responder mais de uma vez, sobre várias das opções disponíveis. Por isso, não se pode dizer qual delas é a preferida.
Na fase mais recente da pesquisa, feita entre os dias 6 e 9 de abril, 40% dos médicos que responderam sobre os tratamentos com cloroquina e hidroxicloroquina consideraram que o resultado foi eficaz contra o vírus. Na segunda etapa, que ocorreu entre 30 de março e 2 de abril, as duas substâncias foram consideradas eficientes por 38% dos entrevistados que avaliaram. Já na primeira fase, de 25 a 27 de março, 37% dos médicos consultados consideraram esses medicamentos como os mais eficazes.
Ao longo das três medições feitas pelo Barômetro, a parcela dos médicos que considerou a cloroquina e a hidroxicloroquina eficientes contra Covid-19 variou pouco, passando de 37% para 40%. Já o tratamento com uso de plasma ganhou apoio e foi de 7%, na primeira análise, para 46%, na mais atual. Ainda que haja uma parcela de médicos favoráveis ao uso da cloroquina, ainda não há estudos científicos capazes de comprovar sua capacidade de curar pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.

Secretaria de Comunicação do Governo

No dia 21 de maio, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) citou, em sua conta oficial no Twitter, a pesquisa da Sermo como fonte para dizer que pesquisa com médicos de 30 países indica que a hidroxicloroquina é o tratamento mais eficaz para a Covid-19. Dados da versão mais recente deste levantamento, realizado entre os dias 11 e 13 de maio, dizem o contrário.
Para pacientes com sintomas leves e não internados em hospitais, o medicamento foi considerado muito ou extremamente eficaz no tratamento da doença por 34% dos médicos. Outros remédios foram considerados mais eficazes, incluindo anticoagulantes (49%), tocilizumabe (48%) e ivermectina (46%), assim como tratamento com plasma sanguíneo de pacientes já curados (57%).
Para pacientes internados, mas fora da UTI, o remédio foi visto como ainda menos eficiente. Apenas 23% consideram a droga eficaz. Novamente, anticoagulantes (46%) e tocilizumabe (44%), assim como favipiravir (36%), estão acima na lista.
Por fim, para pacientes em estado grave, apenas 20% dos médicos consideram hidroxicloroquina um tratamento muito ou extremamente eficaz. Anticoagulantes (42%), tocilizumabe (39%), favipiravir (30%) e remdesivir (24%) aparecem melhor colocados, entre outros.
Atualização no dia 21 de maio de 2020, às 19h15: Essa checagem foi atualizada para incluir informações sobre publicação da Secom.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


04.04.2025 - 19h04
Política
É falso que PL conseguiu acordo para impedir a cassação de Carla Zambelli

Circula nas redes um post alegando que o Partido Liberal (PL) conseguiu um acordo para impedir a cassação da deputada federal Carla Zambelli. É falso. Não existe ou existiu qualquer acordo. A análise do caso da parlamentar ainda está em curso de votação no Supremo Tribunal Federal (STF) e, até agora, a maior parte dos ministros votou pela cassação.


Evelyn Fagundes
04.04.2025 - 17h14
Internacional
Entrada do parque Yellowstone não foi bloqueada por ursos; imagem foi feita com IA

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que ursos espalhados em uma estrada bloquearam a entrada do parque de Yellowstone, nos Estados Unidos. Uma publicação viral mostra os animais em uma rodovia. É falso. A imagem foi feita com Inteligência Artificial (IA), e a alegação falsa foi desmentida por veículos especializados nos EUA.

João Pedro Capobianco
04.04.2025 - 16h57
Redes
Vermes não vivem dentro de coco verde; vídeo é enganoso

Circula no Facebook um vídeo de um homem que encontra minhocas dentro de um coco verde e sugere que sejam vermes. É falso. Botânicos e especialistas em segurança alimentar esclareceram que o interior do coco é estéril e a casca impede a entrada ou desenvolvimento desses animais em seu interior.

Gabriela Soares
04.04.2025 - 16h05
Política
Vídeo de show foi gravado durante a Marcha Transmasculina, e não em um ato contra a anistia

 Circula nas redes um vídeo que mostra pessoas cantando rap em cima de um trio elétrico. Segundo a legenda que acompanha o post, a apresentação teria ocorrido na Avenida Paulista, no dia 30 de março, durante ato contra a anistia dos envolvidos no dia 8 de janeiro. É falso. O show ocorreu durante a Marcha Transmasculina.

Evelyn Fagundes
04.04.2025 - 11h26
Política
Vídeo distorce informações sobre pagamentos a Lula e Dilma como anistiados políticos

O deputado estadual de Pernambuco, Coronel Alberto Feitosa (PL), divulgou um vídeo no qual alega que o presidente Lula recebe mais de R$ 10 mil mensais como anistiado, assim como a ex-presidente Dilma Rousseff. É falso. Dilma não recebe o benefício e Lula ganha uma aposentadoria de anistiado político, diferente da indenização paga a anistiados.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital