A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de Mourão ‘convocando manifestação’ foi feito em 2018 e não tem relação com protestos em quartéis

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.abr.2020 | 14h40 |

Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra o vice-presidente Hamilton Mourão afirmando que o momento é de união em busca de um Brasil melhor. Embaixo, um cartaz inserido digitalmente convoca as pessoas para uma manifestação em frente aos quartéis – insinuando que a fala de Mourão tem relação com o protesto. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Meu boa tarde aos nossos amigos dos grupos Direita pela Pátria e Mobilização Patriota. Eu to falando aqui da minha casa no Rio de Janeiro a pedido da nossa amiga comum Lourdes nesse momento em que todos os brasileiros de bem vem dando aos mãos, se unindo nessa nossa luta comum na busca de um país melhor, na busca de que tenhamos um projeto para o nosso país (…) Somos todos Bolsonaro”
Vídeo do vice-presidente Hamilton Mourão que circula pelo WhatsApp

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo e foi tirado de contexto para indicar que o vice-presidente Hamilton Mourão estaria apoiando manifestações em frente de quartéis contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A gravação foi feita em maio de 2018, ou seja, antes de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser eleito. Na época, o conteúdo foi publicado pela conta oficial de Bolsonaro, então pré-candidato à presidência, no Facebook. Portanto, o vídeo que circula pelo WhatsApp não tem relação com manifestações marcadas para o próximo domingo.

Grupos extremistas têm defendido a realização de manifestações no próximo dia 19 de abril, data em que é comemorado o Dia do Exército Brasileiro, em frente a quartéis. Esses grupos defendem o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal pelas Forças Armadas, e acusam, sem qualquer evidência, um suposto “golpe comunista” em andamento no país.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo