A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: São falsos tuíte e perfil de General Heleno com afirmação de que Bolsonaro teve Covid-19

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
20.abr.2020 | 12h54 |

Circula nas redes sociais um suposto tuíte do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, no qual ele diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “se curou” da Covid-19.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“A imprensa trata o coronavírus como algo que vai acabar com a vida no planeta. Eu tive e passei tranquilamente assim como o presidente Jair Bolsonaro. Nem precisei parar de fumar meu cigarro”
Imagem de tuíte atribuído ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno em post do Facebook, que, até as 12h do dia 20 de abril, tinha cerca de cerca de 600 compartilhamentos 

FALSO

O tuíte analisado pela Lupa não é de autoria do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e sim de uma conta falsa atribuída ao general. É possível reparar na imagem que o perfil que publicou o post é @generalaugustoh. Trata-se de uma conta “fake” do ministro, que foi posteriormente apagada – ainda é possível encontrá-la usando o cache do Google. O perfil real de Heleno, que tem o selo de verificação do Twitter, é @gen_heleno.

Em 18 de março deste ano, Heleno, de fato, testou positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ele chegou a frequentar uma reunião de gabinete apenas sete dias depois de entrar em quarentena, contrariando recomendação do Ministério da Saúde, e foi diagnosticado como recuperado no dia 31. Já Bolsonaro diz que fez dois testes para Covid-19, usando um pseudônimo. De acordo com ele próprio, os testes deram negativo. Ele se recusou, entretanto, a dar publicidade a esses exames.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo