A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga foto que mostra João Doria em ‘festa’ em Araçatuba

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
20.abr.2020 | 12h25 |

Circula nas redes sociais e no WhatsApp uma fotografia do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao lado de diversas pessoas. A legenda afirma que ele estaria participando de uma festa em Araçatuba durante o período de isolamento social. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Governador de São Paulo, João Doria, ontem, sábado dia 18/04, em FESTA. Sem máscara, sem distanciamento e aglomerado”
Legenda da publicação que está sendo compartilhada no WhatsApp e no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A fotografia é antiga e foi registrada em uma visita do governador João Doria (PSDB) à fábrica da Colormaq, empresa de Araçatuba que produz eletrodomésticos e móveis, em novembro de 2019 ou seja, três meses antes do primeiro caso de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, ser registrado no Brasil.

Em nota, a assessoria de imprensa do Governo de São Paulo afirmou que o governador “não esteve em Araçatuba neste sábado (18)” e que a publicação “menospreza os esforços do Governo de São Paulo em conscientizar a população para a importância do isolamento social”.

Em decreto do dia 24 de março, Doria determinou que apenas serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança têm autorização para funcionar. Desde então, a Lupa verificou diversas publicações falsas que tinham como objetivo criticar supostas ações do governo paulista no combate à Covid-19 (aqui, aqui e aqui). No último dia 17, a quarentena foi prorrogada até 10 de maio.

Até segunda-feira (20), o estado de São Paulo registrou 14.267 casos confirmados e 1.015 mortes por Covid-19



“Fique em casa, enquanto o #Virusdoria pega um jato particular e vai para Araçatuba”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 13h, tinha sido compartilhada por mais de 500 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Essa foto foi tirada no início de fevereiro de 2020, durante uma viagem de Doria para os Emirados Árabes Unidos. A viagem aconteceu antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Na ocasião, o governador de São Paulo inaugurou um escritório de negócios na cidade de Dubai.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

 

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo