A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga foto de governador do RS em atração turística junto com seu irmão

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.abr.2020 | 16h22 |

Circula nas redes sociais uma foto do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e seu irmão, Ricardo, em um equipamento que parece ser um teleférico. Na legenda, é dito que o político está “fazendo turismo” enquanto “fecha todos os comércios” durante a epidemia de Covid-19. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Governador fazendo turismo sem máscara. E fechando todos os comércios. E aí, que moral?”
Legenda de imagem compartilhada no Facebook que até as 15h do dia 22 de abril de 2020 tinha mais de 320 compartilhamentos

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga. Ela foi tirada no município de Canela, Rio Grande do Sul (a pouco mais de 100 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre), no início de janeiro de 2019. Logo, essa visita ocorreu mais de um ano antes do início da epidemia de Covid-19 no Brasil. No Rio Grande do Sul, o primeiro caso da doença foi confirmado em 10 de março de 2020.

A foto foi tirada no Bondinhos Aéreos – Parques da Serra, em Canela, uma estação de teleféricos e outras atrações na Serra Gaúcha. Esse estabelecimento está fechado desde o dia 1º de abril

Em 7 de janeiro de 2019, uma segunda-feira, as páginas oficiais da empresa no Facebook e no Instagram publicaram uma foto de Leite ao lado do irmão em uma das atrações do parque, uma espécie de tirolesa chamada Eagle. Na legenda, a página informa que a atração foi visitada pelo governador no fim de semana anterior, portanto, dias 5 e 6 de janeiro. 

Embora as fotos tenham sido tiradas de ângulos diferentes, é possível notar que o governador e seu irmão usam exatamente as mesmas roupas, e têm exatamente o mesmo corte de cabelo e barba, nas duas imagens.

No Twitter, Leite se pronunciou sobre essa informação falsa. “Estão espalhando fotos minhas de muito antes da pandemia dizendo que estou fazendo turismo. Essa foto com meu irmão foi tirada em janeiro de 2019, muito antes de começar a pandemia, conforme mostra o post da Bondinhos Aéreos de Canela no Instagram”, disse.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo