#Verificamos: É falso que chá de limão, alho e jambu cura a Covid-19
Circula pelas redes sociais um post com uma receita de chá natural contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Segundo o texto, basta beber uma infusão de limão com dois dentes de alho, algumas folhas e a flor de jambu, planta comum na região Norte do país, para sentir alívio nos sintomas e ficar curado. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Chá de limão com alho e jambu está matando os sintomas do coronavírus. Muitas pessoas ficaram boas sem precisar ir para o hospital, porque lá é pior. Deus está curando muita gente através desse chá. Quem não quiser morrer e só fazer esse chá, e tomar morno, e Deus fará o milagre. Um limão, 2 dentes de alho e algumas folhas e flor de jambu, quanto mais forte o chá melhor. Ouvi testemunhos!”
Texto de post do Facebook que, até as 15h30 de 23 de abril de 2020, tinha mais de 2,1 mil compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhuma pesquisa que tenha mostrado benefícios de se tomar chá com limão, alho e jambu contra a Covid-19. “Não existe qualquer evidência científica de que chás ou outros produtos caseiros tenham eficácia contra o coronavírus”, explicou Guilherme Werneck, médico e professor de epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por mensagem enviada via WhatsApp.
De acordo com o pesquisador, as pessoas devem se alimentar de forma equilibrada, manter-se hidratadas e fazer alguma atividade física em casa, durante o isolamento social. Tudo isso ajuda o sistema imunológico a funcionar bem. “Essas são recomendações gerais para manutenção de boas condições de saúde, mas não são recomendações específicas contra o coronavírus”, disse.
Receitas caseiras contra a Covid-19 têm sido compartilhadas desde o início da pandemia, todas sem nenhum respaldo científico. A Lupa já desmentiu informações sobre os efeitos “preventivos” ou “curativos” de água quente com alho, com limão ou com erva-doce contra o novo coronavírus. Até mesmo posts recomendando beber qualquer chá ou água quente para matar o SARS-CoV-2 já circularam pela rede – outra afirmação sem nenhuma base em pesquisas ou estudos.
Recentemente, o Ministério da Saúde desmentiu texto que recomendava misturar limão com bicarbonato de sódio e tomar como chá quente contra a Covid-19. “Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus”, informou a pasta.
Um conteúdo semelhante também foi checado pelo Estadão Verifica.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)