A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso vídeo de suposta reportagem com alerta da OMS sobre ‘máscaras infectadas com coronavírus’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.abr.2020 | 19h17 |

Circula pelas redes sociais um vídeo de uma suposta reportagem da GloboNews, que trataria de um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação a máscaras infectadas pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Depois de uma vinheta com a palavra “Urgente”, aparecem imagens de um pronunciamento do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. As palavras dele são cobertas pela fala de um narrador não identificado, que diz se tratar de um alerta da OMS com relação a máscaras vindas da Índia e da China. Os produtos apresentariam “alto grau de contaminação” pelo novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“OMS alerta sobre máscaras infectadas que chegam ao Brasil”

Título de vídeo no YouTube que, até as 18h de 27 de abril de 2020, tinha mais de 587 mil visualizações

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A OMS não emitiu nenhum tipo de alerta para avisar sobre o “alto grau de contaminação” encontrado em máscaras produzidas pela Índia e pela China. Em nota, a assessoria de imprensa da entidade afirmou que o conteúdo é falso. “As legendas e gravação em português são completamente diferente daquilo que foi dito pelo diretor-geral da OMS”, explica o texto. 

Trata-se ainda de uma montagem, uma vez que a suposta reportagem também não foi produzida pela GloboNews ou pelo site G1. A assessoria de comunicação da Globo afirmou, em nota, que nenhum dos dois veículos divulgou essas informações.

A fala do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, usada no vídeo ocorreu originalmente em 20 de abril, mas não trata em nenhum momento de uma suposta contaminação de máscaras. No trecho selecionado na “reportagem” (páginas 13-14), ele fala, na verdade, sobre a disseminação do novo coronavírus e sobre como a Covid-19 surpreendeu até mesmo países desenvolvidos.

Tedros diz o seguinte no trecho em questão: “Vamos prevenir essa tragédia. É um vírus que muitas pessoas ainda não entendem. Muitos países muito desenvolvidos chegaram a conclusões erradas porque não o conheciam e tiveram problemas. Nós avisamos mesmo os países desenvolvidos, dizendo que o vírus iria surpreendê-los. Foi o que aconteceu. Nós dissemos que ele surpreenderia mesmo as nações ricas. Dissemos isso, está gravado. Vamos parar de ter novas surpresas. Vamos parar essa tragédia. Centenas de milhares de pessoas estão morrendo agora, é muito sério. Mesmo uma vida é preciosa. Vamos dizer: ‘Já chega’.”

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo