A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de leitos desocupados não foi tirada em hospital de campanha do Ibirapuera, em SP

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.abr.2020 | 16h54 |

Circula nas redes sociais uma foto de um quarto de hospital com leitos vazios. A legenda diz que a imagem foi tirada “ontem” no “Ginásio do Ibirapuera”, onde haveria um “complexo para pessoas infectadas com Covid-19”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“OLHA ESSA IMAGEM QUE ABSURDO
TIRADA ONTEM NO GINASIO DO IBIRAPUERA COMPLEXO PARA INFECTADOS POR COVID19
OLHA COMO ESTA LOTADO QUE OS MÉDICOS E ENFERMEIROS NEM SABEM O QUE FAZER”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 15h, tinha sido compartilhada por mais de 3,3 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem, na verdade, foi registrada no hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, em 18 de abril. O espaço começou a receber pacientes no dia anterior e, por isso, boa parte dos leitos não estava ocupada. Na terça-feira (28), já havia 47 pessoas internadas no local. A Lupa checou outra peça de desinformação que utilizava a mesma foto.

Além de a imagem ser de outro local, há mais provas de que o post não é verdadeiro. Primeiro, não há nenhum hospital de campanha dentro do Ginásio do Ibirapuera. O hospital de campanha construído pelo governo de São Paulo fica, na verdade, no gramado do Estádio Olímpico do Ibirapuera, parte do mesmo complexo, sob uma tenda. É possível reparar que a imagem foi registrada em um ambiente fechado permanente.

Além disso, embora esteja circulando atualmente, o post foi publicado originalmente em 18 de abril. O Hospital de Campanha do Ibirapuera foi entregue nesta quarta-feira (29) e só começará a receber pacientes na sexta (1º). Ou seja, na data que a publicação foi feita, a estrutura ainda estava sendo construída. 

O Hospital de Campanha do Ibirapuera foi montado pelo governo de São Paulo para receber pacientes com quadro menos grave de Covid-19. São 240 leitos de baixa complexidade e 28 leitos de estabilização. Este é o terceiro hospital temporário feito na capital paulista desde o início da crise do novo coronavírus. A prefeitura de São Paulo também ergueu uma estrutura no Anhembi e outra no estádio do Pacaembu, que já estão em funcionamento.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo