A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Fotos de caixões vazios jogados no chão são anteriores à pandemia

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.maio.2020 | 15h46 |

Circula pelas redes sociais um post com imagens que mostram caixões vazios com a tampa aberta ao seu lado, jogados sobre a grama. De acordo com a legenda, as fotos são de “enterros falsos” de vítimas de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que teriam ocorrido em São Paulo e no Amazonas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Caixões ‘sepultados’ vazios em SP e no Amazonas”

Legenda de post no Facebook que, até as 13h de 5 de maio de 2020, tinha mais de 1,9 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. As fotos mostradas no post são antigas, de 2015 e 2018, e não foram tiradas em São Paulo ou no Amazonas. Portanto, não têm qualquer relação com os enterros de vítimas de Covid-19 que ocorrem no país. 

A imagem que mostra um caixão aberto com a tampa na vertical, do lado direito, circulava na internet em fevereiro de 2018 – ou seja, dois anos antes do início da pandemia. O caixão teria sido encontrado aberto na beira da estrada, entre os municípios de Arari e Vitória do Mearim, no Maranhão, com sinais de que foi usado em um enterro. Na época, blogs locais exibiram essa foto ao lado de outra, tirada de um ângulo diferente, dizendo se tratar do desaparecimento de um cadáver.

Já a imagem do caixão aberto na diagonal foi extraída de uma reportagem do telejornal JPB 1ª edição, exibido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da TV Globo na Paraíba, em 17 de agosto de 2015. O recipiente foi encontrado na calçada por moradores do bairro de Cruz das Almas, localizado em João Pessoa, ao lado do cemitério São José. Ele teria sido abandonado na rua por estar infestado de cupins. As imagens do vídeo mostram uma série de buracos na madeira.

Desde o final de abril, posts enganosos com conteúdo semelhante têm sido verificados pela Lupa. Os conteúdos falsos incluem a foto de dois homens carregando um caixão que estaria vazio em Manaus (AM); cenas de covas que “abertas para sepultar caixões vazios” em Marabá (PA); a afirmação de que caixões cheios de pedras estariam sendo enterrados em Belo Horizonte (MG); uma foto de exumação que teria sido registrada no Amazonas; e uma suposta denúncia de falsos sepultamentos no Amazonas feita pela Band.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo