A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vítimas da Covid-19 não tem resultado automático em teste da doença

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.maio.2020 | 19h20 |

Esta publicação foi corrigida às 13h12 do dia 12 de Maio de 2020. Veja abaixo.

Circula nas redes sociais que o teste realizado em pessoas com suspeita de Covid-19 demora 10 a 20 dias para ficar pronto, enquanto vítimas da doença teriam o resultado instantâneo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“MUITO ESTRANHO: Se tá vivo, o resultado demora 10/20 dias, se vc morre o resultado sai na hora… COVID-19. Acorda Brasil!”
Legenda de fotos que, até às 18h do dia 27 de abril de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 400 pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O teste de diagnóstico de Covid-19 para uma pessoa que morreu da doença não é instantâneo, como diz o texto que circula pelo Facebook. O Ministério da Saúde informa que existem dois tipos de testagem para identificar a doença: o RT-PCR e o teste sorológico (também conhecido como teste rápido). O RT-PCR é utilizado em pacientes em estado grave ou no exame de pessoas que morreram com suspeita da doença. Segundo o ministério, esse teste demora de 24 a 72 horas para ficar pronto.

O Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde informa que as amostra devem ser mantidas refrigeradas em uma temperatura de 4-8º C e serem processadas dentro de 24 a 72 horas. Caso passe desse tempo, a pasta afirma que as amostras coletadas precisam ser refrigeradas a -70º C (página 20).

Mesmo que a vítima não tenha sido internada em um hospital, o óbito suspeito de Covid-19 deve ser notificado no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica. Outras informações sobre a declaração de óbito podem ser encontradas no documento “Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus COVID-19” do Ministério da Saúde.

Outro tipo de teste disponível para diagnosticar a Covid-19 é o teste sorológico, popularmente conhecido como “teste rápido”. Ele recebe esse nome por demorar de 15 a 30 minutos para ter o diagnóstico. Segundo Ministério da Saúde, esse teste está sendo administrado, principalmente, em pessoas que estão na linha de frente no combate à doença, como profissionais de saúde e da segurança e apresentam sintomas.

Há uma confusão comum sobre os dados apresentados pelo Ministério da Saúde. O número de mortes por Covid-19 mostrado a cada dia não representa os óbitos que ocorreram naquele dia, e sim os que foram confirmados como sendo resultado da doença na data em questão. Isso dá a impressão de que os diagnósticos são imediatos, o que não é verdade. Esse protocolo está sendo aplicado em todos os principais países.

Uma checagem semelhante foi feita pelo Estadão Verifica.

Correção às 13h10 do dia 12 de maio de 2020: Inicialmente, a Lupa informou, erroneamente, que o teste para detectar a presença do novo coronavírus se chamava PT-PCR. Na verdade, ele se chama RT-PCR.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo