A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que número de mortes por dia caiu em Manaus após visita de Teich

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.maio.2020 | 19h26 |

Circula nas redes sociais que o número de mortos por Covid-19 caiu de 150 para dois por dia em Manaus após a visita do ministro da Saúde, Nelson Teich, à cidade. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Ministro da Saúde tem dom de cura. Depois de visitar Manaus o número de mortos caiu de 150 por dia para 02”
Legenda de fotos que, até às 19h do dia 8 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 18 mil pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O ministro da Saúde, Nelson Teich, desembarcou em Manaus no último domingo (3), e os dados do boletim informativo oficial do governo do estado sobre a Covid-19 indicam que, desde lá, houve aumento no número diário de mortes, e não diminuição.

No dia 1º de maio, Manaus registrou 45 novas mortes pelo novo coronavírus, de um total de 51 no estado. No dia 2, antes de Teich chegar ao estado, foram 25 novas mortes no Amazonas, sendo 11 delas em Manaus. No dia que o ministro começou sua visita, o Amazonas teve 47 mortes – 28 só em Manaus. 

No dia 4, o número de novas mortes registradas na capital amazonense caiu para 22. Mas voltou a subir no dia 5, quando 41 novos óbitos pela doença foram confirmados na cidade. Apenas na última quarta-feira (6), Manaus registrou 73 novas mortes por Covid-19.

Na última segunda-feira (4), o Ministério da Saúde informou que o estado do Amazonas ganharia um reforço de 267 profissionais de saúde, contratados pela pasta para atuar na região. Até a última quinta-feira (7), 806 pessoas tinham morrido em todo o estado por conta da Covid-19. Só em Manaus foram 563 mortes desde o início da pandemia.

Uma checagem semelhante foi feita pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo