A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Imagem de mortos em naufrágio não foi utilizada pela Globo em notícia sobre a Covid-19 na Itália

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.maio.2020 | 19h05 |

Circula nas redes sociais uma imagem que compara duas fotos idênticas de caixões alinhados. A legenda afirma que o Grupo Globo teria retratado uma cena de vítimas de um naufrágio em 2013 como sendo de óbitos causados pelo novo coronavírus. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“VOCÊ SABE RESPONDER PORQUE A GLOBO FEZ ISSO? Tragédia em Lampeduza: Naufrágio deixou 130 mortos em 2013 e a Globo mostra imagens agora como sendo mortes pelo Covid-19″
Imagem publicada no Facebook que, até as 19h do dia 8 de maio de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 3,8 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Apesar de a foto original, de fato, se tratar de um naufrágio que ocorreu próximo à ilha italiana de Lampedusa, em 2013, a Globo não veiculou, em nenhum de seus programas, uma imagem parecida indicando que os caixões seriam de vítimas de Covid-19 no município de Bergamo. Em nota, a assessoria do Grupo Globo informou que a informação não é verdadeira. “A imagem nunca foi usada na nossa cobertura da pandemia”, diz.

Em busca reversa no site TinEye, foram encontrados 17 resultados idênticos à imagem original, todos publicados entre 2013 e 2014, referentes a notícias sobre o naufrágio. Não há outros registros de uso da imagem no contexto da crise do coronavírus em nenhum material do Grupo Globo. Mesmo para noticiar o naufrágio, o portal G1, por exemplo, não utilizou a foto para ilustrar a reportagem (aqui e aqui).

Em meados de março deste ano, a foto mostrada na imagem foi publicada, erroneamente, por diversos usuários de redes como se fosse recente. Em 18 de março, a Lupa verificou essa informação. No dia seguinte, o projeto Fato ou Fake, do próprio grupo Globo, também registrou que essa foto não era atual. Ou seja, não só a Globo não publicou essa imagem fora de contexto, como também desmentiu a veracidade de conteúdos que ligavam essa imagem com a pandemia de Covid-19.

A foto em questão foi tirada em outubro de 2013, pelo fotógrafo Tullio Puglia, da agência Getty Images. 366 imigrantes africanos morreram em um naufrágio nas proximidades de Lampedusa, a 130 quilômetros do continente africano, enquanto tentavam chegar ao território italiano.  

Essa informação também foi verificada pelos site Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo