A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de confronto entre ambulantes e fiscais em SP é antigo e não tem relação com Covid-19

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.maio.2020 | 18h38 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um confronto entre ambulantes e fiscais no centro de São Paulo. Homens de colete laranja e camelôs aparecem correndo e arremessando coisas. Em um determinado momento, uma das pessoas de laranja corre na direção de uma esquina, é jogada ao chão e começa a ser chutada por um grupo. Segundo a legenda, os ambulantes atacaram “fiscais de Doria”, referência ao governador de São Paulo, João Dória, que queriam tomar mercadorias de quem estava trabalhando na rua durante a pandemia. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Os ambulantes pegaram os fiscais de Dória hoje [2 de maio], queriam tomar as mercadorias, de quem estava trabalhando (sic)”

Legenda de vídeo no Facebook que, até as 18h de 8 de maio de 2020, tinha mais de 6,6 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O confronto entre fiscais e ambulantes mostrado no vídeo ocorreu em São Paulo em 25 de setembro de 2019 – ou seja, antes do início da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e de qualquer medida de isolamento social tomada pelo governo do estado ou pela prefeitura. De acordo com reportagem do G1, naquela data foi realizada uma operação para fiscalizar o comércio irregular no centro da capital paulista pela Subprefeitura Sé.

A Secretaria Especial de Comunicação da prefeitura de São Paulo informou, em nota, que os agentes estavam acompanhados pela Guarda Civil Metropolitana e por policiais militares. “Após a fiscalização e apreensão de um carrinho contendo bebida alcoólica com produtos irregulares, ambulantes utilizando de violência física tentaram impedir que a equipe da Subprefeitura Sé realizasse a apreensão, iniciando confronto com os agentes, onde dois foram gravemente feridos e hospitalizados”, diz o texto.

Algumas versões do post afirmam que o conflito ocorreu na rua 25 de Março, um dos pontos mais movimentados do comércio na capital paulista. O confronto, no entanto, foi registrado na rua Santa Ifigênia, no cruzamento com a rua dos Timbiras – área conhecida pela venda de produtos eletrônicos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo