A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que rejeição de Doria chegou a 98% durante pandemia da Covid-19

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.maio.2020 | 13h47 |

 

Circula nas redes sociais um post dizendo que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é rejeitado por 98% da população. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Doria já é rejeitado por 98% da população”
Texto de imagem que, até às 12h do dia 12 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 7,3 mil pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Nenhuma pesquisa recente de opinião sobre o governador de São Paulo, João Doria, mostra uma rejeição de 98%. Os levantamentos feitos durante a pandemia – que avaliaram o desempenho do político na crise ou analisaram a sua performance no governo de forma mais geral – mostram índices de desaprovação muito inferiores ao percentual divulgado pelas redes sociais. 

Publicada no dia 8 de maio, uma pesquisa do Instituto Datafolha que avaliou os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro no combate ao novo coronavírus mostrou que 19% dos entrevistados do estado de São Paulo avaliaram Doria como “ruim ou péssimo” na gestão da crise. O levantamento aponta que 51% classificaram o desempenho do governo tucano como “ótimo ou bom”, 27% como “regular” e 4% não opinaram. Essa é a pesquisa mais recente de avaliação do governador frente à pandemia.

Outras pesquisas mostram porcentuais semelhantes. No dia 5 de maio, um levantamento realizado na cidade de São Paulo pelo Ibope mostrou que 21% dos paulistanos acreditam que o governador não adotou medidas adequadas para combater o impacto da pandemia do coronavírus. O instituto apontou ainda que 68% dos entrevistados consideram que Doria adotou medidas adequadas, enquanto 11% não responderam.

O porcentual de “rejeição” de Doria era maior antes do agravamento da pandemia. No dia 23 de março, por exemplo, um levantamento feito pelo Ibope apontou que 44% dos paulistas classificaram a atuação do governador de São Paulo como “ruim ou péssima”. Mesmo sendo um porcentual maior, ainda fica muito distante da rejeição de 98% informada na imagem que circula pelas redes sociais. 

Esse levantamento do Ibope mostrou ainda que 17% acreditaram que a administração de Doria era “ótima ou boa”, enquanto 37% a classificaram como “regular” e 2% não responderam a pergunta ou não souberam responder.

Essa informação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo