A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de ‘casa do Doria’ que circula no Facebook é de mansão em Los Angeles

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.maio.2020 | 20h42 |

Circula nas redes sociais uma fotografia de uma mansão que supostamente seria do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Essa é a casa do João Doria”
Legenda de imagem que, até às 12h do dia 13 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas no Facebook

FALSO

A foto analisada pela Lupa não é da casa do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Essa mansão, chamada Liongate, fica no bairro de Bel Air, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo a rede de televisão americana CNBC, ela foi vendida em 2015 para um comprador anônimo por US$ 46 milhões. No passado, o cantor country Kenny Rogers morou nessa propriedade.

A foto aérea da Lionsgate que está sendo compartilhada é comum em sites de design como uma referência para as expressões “mansão de luxo”e “luxury house”. Ela foi compartilhada por diversos usuários do Pinterest, rede social focada em fotos, como uma “mansão dos sonhos”, por exemplo.

O governador tem, de fato, uma mansão que já foi classificada pela Folha de S.Paulo como uma das 10 maiores residências de São Paulo. Porém a casa não é a que aparece na foto que circula pelas redes sociais. Segundo o jornal, o terreno tem um total de 7.031 m², enquanto a residência ocupa 3.304 m²

Durante as eleições de 2018, Doria declarou ao Tribunal Superior Eleitoral ser dono apenas dessa casa, na rua Itália, e um terreno próximo, na rua Áustria. Os dois imóveis foram avaliados em, respectivamente, R$11.296.000,00 e R$ 6.000.000,00. 

Nas eleições de 2016, quando Doria foi eleito prefeito de São Paulo, outras duas casas constavam em sua declaração: uma delas em Porto Seguro, Bahia, no valor de R$ 4.985.192,89, e outra em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, avaliada em R$ 1.991.860,00. A última foi objeto de críticas nas eleições municipais, após reportagem da Folha revelar que ele ocupou de forma irregular uma área pública, de 400 m² adjacente ao imóvel.

Colaborou Plínio Lopes.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo