#Verificamos: É falso que hospital mostrado em vídeo viral não tem mais casos de Covid-19 na UTI
Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma equipe de um estabelecimento de saúde, munida de equipamentos de proteção individual, anda pelos corredores do lugar e apaga as luzes das salas. Ao som da música “Andrà Tutto Bene”, do músico Cristóvam, eles mostram cartazes com mensagens de otimismo: “Vai”, “Ficar”, “Tudo”, “Bem” e “Vencemos”. Segundo a legenda do post, trata-se do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), que teria esvaziado sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“‘Mensagem de Fé’: ‘UTI VAZIA’: ‘Vencemos’!! Estes Profissionais da Saúde Avisam ao Desligar as Luzes da UTI Vazia do Hospital Moinhos de Vento: ‘Vencemos !’ Porto Alegre – RS 🙏😄😃😷😷🙏 VC NÃO VIU NA #GLOBOLIXO”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 17h de 15 de maio de 2020, tinha mais de 2,6 mil compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. O Hospital Moinhos de Vento não esvaziou a sua UTI durante a pandemia por não ter mais pacientes. De acordo com o boletim médico mais recente, de 14 de maio, havia cinco casos confirmados e dois suspeitos de Covid-19 no Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto, além de um caso confirmado na UTI Neonatal. O estabelecimento de saúde contava ainda com a internação de oito adultos confirmados e quatro adultos e duas crianças com suspeita de terem o novo coronavírus.
A assessoria de imprensa do Moinhos de Vento afirmou, em nota, que todos os leitos do CTI estão abertos e têm recebido pacientes normalmente. “No dia 12 de maio, os pacientes que estavam no CTI destinado exclusivamente para tratar de portadores da Covid-19, após terem seus exames de PCR negativados, ou seja, sem infecção ativa, foram transferidos para outra ala do hospital a fim de que a unidade pudesse passar por uma limpeza terminal”, diz o texto. Ou seja, houve apenas um esvaziamento temporário do local.
O hospital informou ainda que o vídeo compartilhado nas redes sociais é um material particular, voltado para a equipe. Segundo a assessoria, a gravação não representa oficialmente qualquer manifestação da instituição. O Moinhos de Vento foi questionado sobre a data de produção da filmagem e o motivo por que foi feita, mas preferiu não se manifestar sobre isso.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)