A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo que mostra homem com suspeita de Covid-19 entrando em ambulância não foi forjado

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.maio.2020 | 19h43 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma ambulância estacionada ao lado de uma praça. Do seu interior saem dois homens em trajes de proteção contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, com jalecos azuis. Um terceiro homem, que veste roupa preta e usa máscara, se aproxima do veículo e se deita em uma maca coberta por um plástico transparente. Um quarto homem, também todo protegido e de branco, auxilia o procedimento. A ambulância então é fechada. De acordo com a legenda, a gravação foi forjada para dar a impressão de que o número de infectados pelo novo coronavírus está aumentando. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“SERÁ VERDADE. OLHA A SAFADEZA PRA DIZER QUE O NÚMERO DE INFECTADO ESTA AUMENTANDO”

Legenda de vídeo em post do Facebook que, até as 18h de 19 de maio de 2020, tinha 29 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi gravado em Tuxpan, no México, e mostra o funcionário de uma empresa, com suspeita de estar com Covid-19, sendo transportado para um hospital. A gravação foi mencionada em reportagens de pelo menos três sites locais, encontrados por meio de uma busca reversa de imagem no Google: Versiones, Imagen de Veracruz e Imagen del Golfo.

Os textos, publicados em 10 de maio, trazem poucas informações sobre o caso. Segundo os sites, o homem de preto estava em isolamento em um hotel no centro da cidade. Quando apresentou sintomas de Covid-19, ele foi levado na ambulância para uma unidade de saúde – momento registrado no vídeo. Logo depois, teria sido determinado o fechamento de toda a área, para evitar o contágio. O homem estava acompanhado de outras três pessoas, que ficaram em observação.

Uma versão um pouco mais curta do vídeo foi compartilhada no Twitter em 9 de maio pelo jornalista Ignacio Contreras (@nacho1577). “Em #Tuxpan, município do norte de Veracruz, fizeram o traslado de um paciente com suspeita de #Covid19_mx em pleno centro da cidade”, diz o tuíte. A cena foi registrada ao lado do Parque Reforma, uma praça localizada na rua Morelos. A peça de desinformação circulou também na Polônia, onde foi verificada pelo site Konkret24.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo