A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Itaperuna não teve 99% dos pacientes com coronavírus recuperados

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.maio.2020 | 20h24 |

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra uma paciente segurando uma placa que diz “Eu venci a Covid-19”. A legenda afirma que o município de Itaperuna, no Rio de Janeiro, alcançou a marca de 99% dos pacientes curados ao utilizar cloroquina no tratamento. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

ITAPERUNA USA A CLOROQUINA EM TRATAMENTO DA COVD-19 , E TEM 99% DOS PACIENTES CURADOS
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 19h30 do dia 18 de maio, tinha sido compartilhado por cerca de 500 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não é verdade que Itaperuna (RJ) teve 99% dos pacientes curados. A imagem utilizada de forma incorreta se trata originalmente de uma publicação no Facebook do Hospital São José do Avaí, que fica no município, no dia 13 de maio. A  legenda da publicação original fala sobre as altas realizadas no dia, mas não informa se houve uso de cloroquina e nem mesmo que 99% dos pacientes com infecção por Covid-19 se recuperaram da doença. 

A informação falsa foi veiculada no dia 15 de maio, dois dias após a divulgação da imagem original. De acordo com a prefeitura do município, até este dia, 13 pessoas que haviam sido diagnosticadas com a doença haviam sido recuperadas, enquanto 42 continuavam infectadas. Considerando o total de casos positivos desde o início dos testes, o número de curados equivale a apenas 23,6% do total, e não 99%.

A taxa de recuperados no Hospital São José do Avaí tampouco corresponde a 99%. Dos casos de coronavírus na unidade, desde o início dos atendimentos até o dia 15 de maio, oito pacientes receberam alta, quatro faleceram e dois continuavam internados. Isto corresponde a uma taxa de 57% de recuperados.

Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Itaperuna confirma que, até o dia 20 de maio, o número de curados não evoluiu. Já o número de testes positivos aumentou para 62. Um paciente ainda se encontrava com quadro viral em internação no Hospital São José do Avaí e os demais se recuperam em isolamento domiciliar. No mesmo dia 20, o hospital que teve a imagem divulgada, recebia, ainda, outros cinco casos suspeitos. O plano de contingência da prefeitura não se refere ao possível tratamento com cloroquina. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo