A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem tuíte atribuído a Felipe Neto com apologia à pedofilia

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.maio.2020 | 19h05 |

Circula nas redes sociais um tuíte atribuído ao youtuber Felipe Neto, que diz que a culpa da pedofilia é “dessas crianças gostosas”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“A culpa da pedofilia é dessas crianças gostosas”
Frase atribuída ao YouTuber Felipe Neto em publicação no Facebook que, até as 18h30 do dia 25 de maio de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 1,7 mil pessoas

FALSO

A frase analisada pela Lupa não foi tuitada por Felipe Neto. Em 2015, usuários do Twitter e de outras redes sociais publicaram mensagens incentivando a pedofilia durante a exibição do programa Masterchef Júnior, na Band – versão do reality show estrelando crianças entre 9 e 13 anos. Uma das frases, tuitadas por um usuário desconhecido, dizia: “a culpa da pedofilia é dessa mulecada gostosa”. Essa frase foi registrada em diversos veículos da imprensa na época, incluindo a Folha de S.Paulo, R7 e Correio da Bahia.

Em seu perfil no Twitter, Neto se pronunciou sobre essa montagem. “Olá Ministro @alexandre [Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal], ontem você mostrou como é ser vítima desse tipo de crime. Gostaria de te mostrar o tipo de coisa que eu lido há anos, mas que vem acontecendo fora de controle desde as eleições”, disse, se referindo a uma publicação falsa exposta pelo ministro no domingo (24). “Nada foi feito, até hoje, para coibir esses criminosos e seus prints fake”, concluiu o youtuber.

Vale pontuar que Neto usa seu canal no YouTube para denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Em fevereiro de 2019, por exemplo, ele expôs canais na própria plataforma usados para a publicação de fotos e vídeos insinuantes de menores de idade. Em 2016, ele denunciou o uso de “chans”, fóruns anônimos na internet, para a divulgação e defesa da pedofilia, além de discurso de ódio e outros crimes. Na ocasião, ele também incentivou seus seguidores a sabotar esses fóruns.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo