UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem santinho de Collor com o slogan ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos’
26.05.2020 - 13h41
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um santinho de 1989 do então candidato a presidência da República Fernando Collor de Mello. No panfleto, está escrito o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2018. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos [slogan usado por Fernando Collor]”
Slogan atribuído à campanha eleitoral de Fernando Collor em 1989 que, até às 12h do dia 26 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 100 pessoas no Facebook
Falso
A imagem analisada pela Lupa é uma montagem. Na versão original desse santinho, o slogan utilizado pelo então candidato a presidente Fernando Collor era “vamos construir um Brasil novo”. O slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018, foi inserido digitalmente.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o “Brasil acima de tudo” de Bolsonaro foi inspirado em grito de guerra de grupos de paraquedistas usado nos anos 60, durante a ditadura militar. Posteriormente, o presidente fez parte da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército.
Essa informação começou a circular pelas redes sociais em janeiro de 2019, logo após Bolsonaro assumir a Presidência. Na época, o conteúdo foi analisado pelo UOL Confere, pelo Boatos.org e pelo E-farsas.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.04.2025 - 19h20
Fraude
É golpe anúncio que promete kit de airsoft grátis ao responder quiz

Circulam no Instagram e Facebook anúncios falsos, em nome da empresa Rossi, que prometem um kit de airsoft para quem responder a um quiz sobre os 135 anos da marca. É falso e trata-se de um golpe. A empresa alertou que não realiza promoções desse tipo e pediu que os perfis sejam denunciados.

Gabriela Soares
10.04.2025 - 16h36
Fraude
Perfis no Facebook simulam canais do Governo Federal para aplicar golpe de phishing

Circulam nas redes diversos posts – publicados por páginas intituladas como “Governo Federal”, “União Gov” e termos correlatos – que induzem usuários a fornecerem dados pessoais para receberem indenizações e valores a partir do pagamento de uma taxa. É falso. Trata-se de um golpe chamado “phishing”, onde o fraudador finge ser uma fonte oficial.


Evelyn Fagundes
10.04.2025 - 13h19
Política
É falso vídeo em que Lula admite roubo; fala de 2023 foi editada

Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala que muita gente achava que ele não iria voltar, porque o político quando rouba ele submerge. A legenda que acompanha o post afirma que o petista admitiu que roubou. É falso. O vídeo foi editado. No trecho seguinte, Lula fala que confrontou os acusadores para provar que eles estavam mentindo.

Evelyn Fagundes
09.04.2025 - 18h39
Política
Trechos da Bíblia não serão proibidos por serem considerados discurso de ódio; vídeo foi editado

Circula um vídeo em que a jornalista Daniela Lima diz que “trechos da Bíblia serão proibidos”. É Falso. Ela se referia a uma fala do então deputado Deltan Dallagnol sobre o PL das Fake News. O vídeo foi cortado e omite que a jornalista estava apenas relatando a declaração do parlamentar.

Gabriela Soares
09.04.2025 - 17h54
Política
É falso que Lula seja o líder mundial menos escolarizado; mapa é enganoso

Circula nas redes sociais um mapa — sem fonte — que afirma que o Brasil é o único país governado por um presidente com ensino primário incompleto. É falso. O levantamento não é real. Além disso, Lula tem ensino fundamental completo e formação técnica. 

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital