A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de Witzel almoçando em Angra dos Reis não foi tirada durante pandemia

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.maio.2020 | 18h54 |

Circula nas redes sociais uma foto do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC),  almoçando ao lado do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB). A legenda que acompanha a imagem diz que Witzel estaria “curtindo Angra” durante a pandemia de Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

FICA EM CASA !!! Enquanto isso, o Governador e seus seguranças estão curtindo Angra dos Reis e NEGOCIANDO MAIS DO DINHEIRO PÚBLICO. Como é fácil dominar uma POPULAÇÃO!
Legenda que acompanha imagem que, até às 16h do dia 26 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 1,1 mil pessoas no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga. Ela já circulava na internet, pelo menos, desde o dia 11 de maio de 2019. Neste dia, um usuário do Facebook publicou essa foto, com críticas ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Ou seja, a foto é anterior à atual pandemia de Covid-19, e não tem relação com as medidas de isolamento social tomadas pelo governador.

A assessoria de imprensa do governo do estado informou que a foto foi tirada no dia 4 de maio, em visita a centro de pesquisa em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis. Na ocasião, ele almoçava com o prefeito da cidade, Fernando Jordão (MDB). A assessoria informou ainda que Witzel “não realizou qualquer viagem, desde que foram decretadas as medidas restritivas para o enfrentamento do novo coronavírus no estado”. 

A viagem de Witzel para Angra dos Reis, em maio do ano passado, foi controversa. Na ocasião, ele apareceu em vídeo acompanhando operação policial de dentro de um helicóptero. Na operação, com o governador a bordo, os policiais atiraram contra um suposto abrigo usado por criminosos de dentro da aeronave em movimento. Mais tarde, reportagem do jornal O Globo descobriu que o local atingido pelos tiros era, na verdade, uma tenda de orações – que, felizmente, estava vazia naquele momento.

Checagem semelhante foi feita pelo Fato ou Fake e o Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo