A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Número de mortes por Covid-19 no Ceará não caiu por causa de ‘operação da PF’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.maio.2020 | 18h19 |

Circula nas redes sociais que o número de mortes no Ceará caiu 90% em dois dias, depois da ‘chegada da Polícia Federal’. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Números de mortes no Ceará cai 90 em dois dias”
Texto de imagem que, até às 13h do dia 28 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 500 pessoas no Facebook

EXAGERADO

Os dados do Ministério da Saúde mostram que o número registrado de novos óbitos caiu 60% no Ceará na comparação entre os dias 25, data em que a Polícia Federal (PF) realizou operação no estado, e 27 de maio de 2020 – e não 90%. No dia 25, foram registradas 169 mortes, enquanto no dia 27, foram 68.

Contudo, é importante destacar que o número de registros diários de mortes por Covid-19 costuma oscilar bastante no Ceará, e esse tipo de variação não é incomum. Entre os dias 21 e 23, por exemplo, o número de mortes caiu 78%: de 261 para 57. No dia seguinte, um domingo, foram apenas 16. No dia 25, o total de registros subiu de novo para 169. Isso tem a ver com o ritmo de trabalho das autoridades de saúde, e não com o número de mortes em si. Veja os dados completos aqui.

Desde o início da pandemia, o Ceará registrou 2.671 mortes pela doença.


“(…) [número de mortes caiu no Ceará] Depois da chegada de um novo remédio conhecido como (PF) sem contra indicação, tai um remédio melhor que cloroquina”
Texto de imagem que, até às 13h do dia 28 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 500 pessoas no Facebook

FALSO

A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que não tem registro de uma operação realizada pelo órgão para investigar os óbitos por Covid-19 no Ceará. A PF disse ainda que todas as ações realizadas ficam disponíveis na Agência de Notícias. A Lupa analisou o site e não localizou uma operação com o objetivo de investigar o registro de óbitos por Covid-19 no Ceará. 

O que, de fato, aconteceu foi uma operação para investigar supostas irregularidades na aquisição de respiradores pela administração municipal de Fortaleza. Em parceria com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União, o órgão está apurando o desvio de recursos públicos em dois procedimentos de dispensa de licitação da Secretaria Municipal de Saúde em Fortaleza. 

Em seu site, o órgão informa que está investigando a “contratação de uma empresa paulista de duvidosa capacidade técnica e financeira para entrega dos equipamentos”. Ou seja, essa operação não visa investigar os registros de mortes da doença no estado.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo