A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Ceará não teve nenhum óbito por Covid-19 na última sexta-feira

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.jun.2020 | 17h55 |

Circula nas redes sociais que nenhuma pessoa morreu de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Ceará na última sexta-feira (29 de maio). O texto, publicado pelo site Focus.jor, cita como fonte um boletim epidemiológico publicado pelo governo do Estado naquele dia. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Ceará não teve óbitos de coronavírus nesta sexta-feira; recuperados somam 25,8 mil”
Texto publicado pelo site Focus.jor que, até as 16h do dia 1º de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 1,2 mil pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Segundo a base de dados da Secretaria de Saúde do Ceará, pelo menos 28 pessoas morreram de Covid-19 no estado na última sexta-feira (29). Outros 20 óbitos constam como casos suspeitos e estão pendentes de confirmação. Veja os dados aqui.

É possível que estes números cresçam nos próximos dias. Um arquivo com todos os casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus no estado está disponível para consulta no hotsite da secretaria sobre a doença.

O texto do Focus.jor diz que, no dia 29, o estado registrou 126 novas mortes por Covid-19, mas que nenhuma delas tinha, de fato, ocorrido naquela data. O conteúdo foi publicado às 18h51 da sexta-feira, acompanhado de uma captura de tela que mostra esses números.

Contudo, o fato de nenhum óbito ocorrido em uma determinada data ter sido registrado no sistema no mesmo dia não significa que ninguém morreu de Covid-19. Como a própria discrepância entre o número de novas mortes e o de falecimentos ocorridos nas últimas 24 horas sugere, há um atraso entre a ocorrência e o registro. Embora alguns casos sejam confirmados em poucas horas, a maioria leva alguns dias para aparecer nas estatísticas.

Sendo assim, durante a pandemia, é impossível precisar o número de mortes pelo novo coronavírus em uma determinada data com base apenas no registro desse mesmo dia.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo