Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É montagem foto que mostra membro de grupo antifascista agredindo policial caído

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.jun.2020 | 17h15 |

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra uma pessoa com um bastão na mão, agredindo um policial que está no chão. Na jaqueta do agressor, há o símbolo da Ação Antifascista, movimento que se opõe a regimes e grupos políticos de caráter fascista. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

LUTANDO PELA DEMOCRACIA SEGUNDO A CNN E GLOBO ( AMBAS LIXOS )
Legenda de imagem no Facebook que, até às 17h de 1º de junho de 2020, tinha sido compartilhada por 3,3 mil pessoas

FALSO

A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A imagem original foi registrada em 06 de dezembro de 2009 pelo fotógrafo Milos Bicanski, da agência Getty Images, em Atenas, na Grécia. Nela, a pessoa que é retratada agredindo um policial não veste uma jaqueta do movimento Ação Antifascista, conhecido popularmente como Antifa. O símbolo foi incluído digitalmente sobre a roupa do agressor.

A situação foi fotografada por Bicanski em um protesto contrário à polícia grega. Na ocasião, manifestantes tomaram as ruas de Atenas, capital do país, para relembrar o aniversário de um ano do assassinato de Alexis Grigoropoulos, um adolescente de 15 anos morto por um policial em 2008. 

Naquele ano, a morte do adolescente gerou uma série de protestos violentos, com relatos de uso de bombas caseiras, veículos queimados, lojas saqueadas e agressões a policiais. A situação chegou a ser noticiada pelo portal G1, do Grupo Globo, e pela edição americana do portal de notícias CNN. Esses protestos perduraram por semanas.

Em 2009, as cenas se repetiram. Novas cenas de violência e conflitos com a polícia foram registradas na Grécia, incluindo a imagem retratada por Bicanski. Imagens publicadas pelo jornal britânico The Guardian mostram, inclusive, o uso de símbolos anarquistas pelos manifestantes, mas que não incluem a imagem adicionada digitalmente da “ação antifascista”. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo