A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Imagem de pessoa carregando com uma mão saco ‘com corpo’ é de funeral simbólico nos EUA

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.jun.2020 | 17h08 |

Circula nas redes sociais uma imagem de vários sacos alinhados na rua e de uma pessoa carregando um dos sacos com apenas uma mão. A legenda que acompanha a fotografia indica que esses sacos seriam corpos de vítimas da Covid-19. “Inventam mortes, inventam enterros, inventam caixões vazios, inventam corpos de mentira, roubam o dinheiro do Covid, aterrorizam a população”, diz a legenda. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“A safadeza é grande de mais. Inventam mortes, inventam enterros, inventam caixões vasios, inventam corpos de mentira, roubam o dinheiro do covid, aterrorizam a população. E depois joga a culpa no bolsonaro”
Legenda de imagem compartilhada no Facebook que, até às 17h do dia 2 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais 700 pessoas

FALSO

A fotografia analisada pela Lupa não foi tirada no Brasil e não mostra corpos de vítimas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Na realidade, o registro feito pelo fotógrafo Cristobal Herrera mostra um funeral simbólico feito para protestar contra a reabertura da economia na Flórida. A foto foi tirada no dia 27 de maio e depois de alguns dias começou a circular no Brasil com uma legenda incorreta, tirando a fotografia de contexto. 

Nesta terça-feira (2), o banco de dados do New York Times aponta que a Flórida tem 56.822 pessoas infectadas com o novo coronavírus e um total de 2.459 óbitos. Segundo o jornal, após atingir o pico em abril, quando chegou a atingir 1,2 mil casos confirmados em um único dia, o número de casos no estado está estável no patamar de cerca de 700 casos diários desde o início de maio.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo