Tem certeza que deseja sair da sua conta?
Foto: Stephan Röhl/Flickr
Foto: Stephan Röhl/Flickr

#Verificamos: É falso que George Soros disse que financiaria ‘grupos de ódio negro’ para jornal alemão

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.jun.2020 | 19h13 |

Circula nas redes sociais uma afirmação atribuída ao bilionário húngaro George Soros. De acordo com a imagem, Soros teria dito, em entrevista ao jornal alemão Bild em 2014, que ele iria “derrubar os Estados Unidos financiando grupos de ódio negro”. “Vamos colocá-los em uma armadilha mental e fazê-los culpar os brancos. A comunidade negra é a mais fácil de manipular”, diz o texto. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“’Vou derrubar os Estados Unidos financiando grupos de ódio negro. Vamos colocá-los em uma armadilha mental e fazê-los culpar os brancos. A comunidade negra é a mais fácil de manipular’ – George Soros (Entrevista com o BILD da Alemanha – setembro de 2014)”
Frase atribuída a George Soros no Twitter, que, até as 18h30 do dia 02 de junho, tinha sido retuitada por mais de 750 pessoas 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Estas frases não aparecem em nenhuma entrevista, rede social ou discurso feito pelo bilionário George Soros. Também não há registros de entrevista concedida ao jornal alemão Bild em setembro de 2014. Naquele ano, o nome de Soros aparece somente duas vezes em publicações do jornal. A primeira, sobre questões políticas da Bulgária. Na segunda reportagem, de novembro de 2014, Soros é citado por ter doado US$ 1,5 milhões aos comitês do partido democrata em apoio à Barack Obama.

O empresário não foi entrevistado pelo jornal alemão. Tampouco foi citada qualquer declaração dele sobre supostos “grupos de ódio negro”. O termo não aparece no mecanismo de busca do jornal alemão em outras publicações que citam Soros, em inglês ou alemão.

Essa falsa informação já circula nas redes sociais desde, pelo menos, 2016. Em setembro daquele ano, o portal de checagens norte-americano Snopes verificou conteúdo similar, e concluiu que era falso. Em 2020, outro site norte-americano de checagem, o Politifact, averiguou que Soros não estava “pagando para pessoas protestarem” e “financiando o caos” durante as manifestações de Minneapolis, ao checar declaração de ativista norte-americana.

O bilionário costuma ser alvo de diversas peças de desinformação, desde falsas ligações com determinados movimentos ambientalistas até teorias da conspiração sobre Covid-19, por ser o fundador da Open Society Foundation. A organização, criada em 1993, investe em projetos sociais de “grupos independentes trabalhando por justiça, governança democrática, e direitos humanos”. Desde sua criação, foram gastos US$ 15,2 bilhões em 120 países, de acordo com a própria organização.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo