A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Belém não teve nenhuma morte por Covid-19 em 30 e 31 de maio

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.jun.2020 | 16h56 |

Circula pelas redes sociais uma imagem com a afirmação de que não houve mortes por Covid-19 em Belém (PA) nos dias 30 e 31 de maio. De acordo com o post, publicado às 13h04 de 1º de junho, a fonte desse dado seria a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). A capital paraense é a cidade do estado que soma o maior número de pessoas infectadas pela doença, causada pelo novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Boa notícia! Belém apresenta o segundo dia consecutivo sem registrar nenhuma morte por Covid-19, afirma Sespa”

Texto em foto publicada no Facebook que, até as 15h30 de 3 de junho de 2020, tinha 95 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde Pública do Pará informou, em nota, que foram registradas 11 mortes pelo novo coronavírus na capital do estado entre os dias 30 de maio e 1º de junho. Na última terça-feira (2), o site de transparência com os dados de Covid-19 da Sespa já indicava ao menos duas mortes confirmadas em Belém no dia 31 de maio – um homem de 65 anos e uma mulher de 86 anos.

É preciso ter muita cautela com qualquer afirmação sobre não haver registros de óbitos de Covid-19 em um determinado dia e lugar, porque há demora para incluir essas informações nos sistemas de acompanhamento. Muitas vezes são necessários testes laboratoriais para detectar a presença do novo coronavírus no corpo, o que costuma levar tempo. Com isso, várias das mortes que ocorreram no passado são registradas com atraso.

Os dados atualizados às 13h37 de 3 de junho de 2020 indicavam 3.193 óbitos por Covid-19 no Pará, além de 44.774 casos confirmados. Desse total, Belém teve 1.391 mortes e 12.780 casos confirmados – em números absolutos, a maior quantidade entre os municípios do estado.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo