A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de homens realizando saque é antiga e não tem relação com protestos pela morte de George Floyd

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.jun.2020 | 16h42 |

Circula nas redes sociais uma foto com um grupo de homens realizando saque em um estabelecimento comercial. A legenda insinua que o registro foi feito durante os protestos que vêm ocorrendo nos Estados Unidos pela morte de George Floyd, cidadão negro de 46 anos. Ele foi asfixiado por um policial branco, no dia 25 de maio, em Minneapolis. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“A tristeza no rosto deles pela morte do Floyd é de partir o coração”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 16h do dia 04 de junho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 700 pessoas

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga. A imagem foi registrada em 27 de abril de 2015, pelo fotógrafo Jerry Jackson, do jornal The Baltimore Sun. O fato aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos, durante protestos pela morte de Freddie Gray, um jovem negro de 25 anos que foi espancado por policiais. Na ocasião, o caso despertou mobilizações que levaram a dias de enfrentamento entre a polícia e os manifestantes na cidade.

Segundo a legenda da foto original, os saques aconteceram em uma mercearia entre as avenidas Pensilvânia e Norte. Lojas em outras áreas também foram saqueadas e vandalizadas na ocasião por pessoas que aproveitaram os protestos, complementa a informação do The Baltimore Sun.

A foto não tem, portanto, nenhuma relação com os recentes protestos que vêm ocorrendo nos Estados Unidos atualmente. Desde 26 de maio, protestos contra o racismo e a violência policial estão ocorrendo em diversos lugares do Estados Unidos, com eco em outras partes do mundo. O estopim desses protestos, como em 2015, foi o assassinato de um homem negro por um policial branco.

Neste caso, a vítima foi George Floyd, 46 anos. Ele morreu sufocado, no dia 25, após um policial, Derek Chauvin, ajoelhar sobre seu pescoço por quase nove minutos, enquanto o imobilizava. Floyd foi acusado, apenas, de ter repassado uma nota falsa de US$ 20 em uma loja de conveniências.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo