A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem tuíte de petista pedindo para militantes viralizarem mensagens de ódio contra nordestinos

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.jun.2020 | 17h27 |

Circula nas redes sociais um tuíte supostamente publicado por uma conta verificada com o nome “Somos Todos PT”. O texto pede para os seguidores viralizarem “palavras de ódio contra nordestinos”, utilizando o que seriam perfis falsos de apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Vamos virilizar (sic) palavras de ódio contra os nordestinos, com perfil de apoiadores de Bolsonaro, temos que vencer, custe o que custar, temos que colocar o nordeste contra o restante do País”
Imagem publicada no Facebook que, até o dia 05 de maio de 2020, tinha sido compartilhada por 160 pessoas.

FALSO

A publicação analisada pela Lupa é uma montagem. Os perfis que aparecem na imagem, identificados como “Somos Todos PT” e “Fabio todo PT” não correspondem aos endereços mostrados no print, @stpt e @ftpt. Essas duas contas são de indivíduos estrangeiros que não participam ativamente da rede social há três e dez anos, respectivamente. Além disso, não existe nenhuma conta verificada no Twitter como o nome “Somos Todos PT” – como indica a imagem.

O Twitter utiliza um selo azul ao lado de perfis de interesse público considerados autênticos pela moderação da plataforma. Esse selo pode ser visto nas contas de personalidades, veículos de comunicação e partidos políticos (incluindo o PT), por exemplo. Esse símbolo também pode ser visto na imagem analisada pela Lupa. Contudo, nenhuma das contas existentes no Twitter com o nome “Somos Todos PT” é verificada. Além disso, não existe nenhum perfil usando, atualmente, o nome “Fabio todo PT”.

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

 

 

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo