A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso tuíte de Trump criticando ‘Javier’ Bolsonaro pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.jun.2020 | 15h13 |

Circula nas redes sociais um print de um tuíte feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que diz: “Nós temos muita apreciação pelo Brasil e pelo seu vibrante povo, e o presidente ‘Javier’ Bolsonaro é um grande homem. Mas como amigo, eu tenho que dizer que ele não está lidando bem com a crise de maneira adequada. As coisas precisam mudar, caso contrário haverá um genocídio no Brasil, muito ruim”. A imagem foi compartilhada, entre outros, pelo ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, em seu Twitter. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Nós temos muita apreciação pelo Brasil e pelo seu vibrante povo, e o presidente ‘Javier’ Bolsonaro é um grande homem. Mas como amigo, eu tenho que dizer que ele não está lidando bem com a crise de maneira adequada. As coisas precisam mudar, caso contrário haverá um genocídio no Brasil, muito ruim”
Tuíte atribuído ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, até as 14h30 do dia 08 de junho de 2020, tinha sido retuítada por mais de 650 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O tuíte foi feito por uma conta que não pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Pela imagem, é possível reparar que o endereço da conta responsável pelo tuíte é @cotore. Esse perfil mudou a foto e o nome temporariamente para se passar por Trump, e voltou ao normal logo depois. O Twitter do presidente norte-americano é @realdonaldtrump.

Na sexta-feira passada (05), Trump fez críticas ao Brasil no combate à pandemia da Covid-19. Trump havia dito que os EUA teriam até dois milhões de mortos se tivesse seguido o mesmo caminho da Suécia no enfrentamento ao coronavírus. E citou o Brasil como exemplo de país com dificuldades. “Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por grandes dificuldades. A propósito, eles vivem citando o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido um milhão, um milhão e meio, talvez até dois milhões ou mais de vidas”. Contudo, ele não chamou Bolsonaro de “Javier” e não disse que o país se encaminhava para um “genocídio”.

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo