A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem vídeo que mostra governador do Ceará dizendo palavras de baixo calão para explicar decreto

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.jun.2020 | 19h47 |

Circula nas redes sociais um trecho de um vídeo no qual o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), usa uma expressão de baixo calão para dizer que vai prolongar o decreto rígido de isolamento social no estado, para contenção da Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Eu, Camilo Santana, na condição de governador do estado, prolongo o decreto e agora o fumo vai entrar deste tamanho no rabo de vocês e não adianta reclamar e nem achar ruim, porque vou prolongar, prolongar e prolongar, tá ok?”
Declaração atribuída ao governador do Ceará, Camilo Santana, em vídeo publicado no Facebook que, até as 18h do dia 17 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 460 pessoas

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é uma montagem. As imagens originais são de uma publicação do próprio governador do Ceará, Camilo Santana (PT), feita no dia 20 de maio deste ano, em sua conta pessoal no Instagram. Nela, o governador fala sobre a prorrogação do decreto de isolamento social rígido em Fortaleza até o dia 31 de maio. Contudo, o vídeo foi dublado para inserir a frase de baixo calão, que não foi dita pelo político.

É possível verificar o mesmo trecho a partir dos 15 minutos, com os mesmos gestos das mãos e vestimenta. No vídeo real, Santana fala o seguinte: “Nós criamos um grupo de trabalho, formado por especialistas do governo, do setor econômico da sociedade cearense, com especialistas da área de saúde, esse plano está construído, será apresentado no mais tardar no final dessa semana, onde exatamente mostra as fases de retorno da economia do Ceará”.

Em nenhum momento do vídeo o governador do Ceará usa expressão de baixo calão para se referir às medidas de isolamento social decretadas no estado.

No dia 28 de maio, o Governo do Ceará apresentou um plano de reabertura da economia. Segundo esse plano, áreas com redução no número de casos e mortes por Covid-19 poderão retomar suas atividades em quatro etapas. A capital, Fortaleza, está atualmente na primeira fase, com algumas atividades reabertas. Contudo, áreas onde os números não estão em queda continuam sob isolamento social mais restrito.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo