A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Bolsonaro escreveu tuíte pedindo futebol na Record na hora do Jornal Nacional

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
24.jun.2020 | 19h16 |

Circula pelas redes sociais a imagem de um tuíte atribuído ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na mensagem, ele questiona se não seria bom sonhar com a transmissão de um jogo de Flamengo, Vasco, Corinthians ou Palmeiras na TV Record, bem no horário do Jornal Nacional, da Rede Globo. A legenda que acompanha a mensagem diz que, em vez de se preocupar com desemprego ou com a falência de empresas durante a pandemia, Bolsonaro está mais interessado na audiência da emissora. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Será que podemos sonhar de ver um jogo do Flamengo, Vasco, Corinthians e Palmeiras passando na Record bem no horário do Jornal Nacional?”
Frase atribuída ao presidente Jair Bolsonaro em post publicado no Facebook que, até as 16h de 24 de junho de 2020, tinha 195 compartilhamentos

FALSO

É falso que Bolsonaro seja o autor do tuíte pedindo jogos de futebol na Record no horário do Jornal Nacional. A mensagem não foi publicada pelo perfil oficial do presidente no Twitter, mas por uma conta mantida pelos seus apoiadores. Essa informação, no entanto, foi omitida da imagem que circula nas redes sociais, sugerindo que o presidente fosse o verdadeiro responsável pelo texto. Por isso, a atribuição, analisada pela Lupa, é falsa.

A conta @jairmdobrasil, que publicou o tuíte em 19 de junho de 2020, é descrita por seus autores como um perfil criado em homenagem ao presidente da República. “Ele é do Brasiiillll. Este perfil não é fake e sim uma homenagem ao Jair Bolsonaro que chamo de Jair M do Brasil”, diz o texto. Apesar disso, a conta usa o mesmo avatar e a mesma imagem de capa do perfil oficial de Bolsonaro – uma característica adotada por perfis falsos para disfarçar a real autoria das mensagens.

Não foi encontrado nenhum tuíte com o mesmo teor da mensagem que circula nas redes sociais na conta oficial de Bolsonaro. A mensagem mais recente em que ele cita o Flamengo é uma foto tirada com o treinador do clube, Jorge Jesus, após a conquista da Supercopa, em 17 de fevereiro deste ano. Já o último tuíte sobre o Palmeiras, de 17 de outubro de 2019, foi sobre a vitória do time contra a Chapecoense no Campeonato Brasileiro. O Vasco foi citado em 27 de julho de 2019, após jogo contra o Palmeiras, também pelo Brasileirão, que terminou em empate. O perfil de Bolsonaro não fez nenhuma menção ao Corinthians.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo