A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Instituto Maurício de Sousa
Foto: Instituto Maurício de Sousa

#Verificamos: É golpe cadastro no WhatsApp que promete almanaque da Turma da Mônica 

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.jun.2020 | 13h30 |

Circula no WhatsApp que o Instituto Maurício de Sousa está distribuindo gratuitamente o “Super Almanaque Turma da Mônica, Edição Estude em Casa” em todo o Brasil. O texto que circula pede que o usuário clique em um site da promoção para fazer o cadastro. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário #LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira o resultado:

O Instituto Maurício de Souza está distribuindo gratuitamente o *Super Almanaque Turma da Mônica, Edição Estude em Casa* em todo Brasil! Presenteie as crianças nessa quarentena! Para ganhar, basta fazer o cadastro no site da promoção: https://promocao.super-almanaque.com
Texto que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em seu Instagram, o Instituto Mauricio de Sousa classificou a postagem que circula pelo WhatsApp como “fake” e disse que não é responsável pelo texto que promete a distribuição gratuita dos almanaques da Turma da Mônica. A entidade destacou ainda que não era para repassar o conteúdo falso para outras pessoas. 

View this post on Instagram

AVISO IMPORTANTE!!

A post shared by Instituto Mauricio de Sousa (@institutomauriciodesousa) on

A mensagem é um golpe que tenta roubar dados dos usuários que clicam no site da “promoção”. Nesse tipo de fraude, criminosos utilizam páginas falsas para induzir usuários de redes sociais a fornecer informações pessoais, logins e senhas. Os golpistas costumam usar promessas como vagas de trabalho, brindes e dinheiro para enganar as pessoas.

Desde o início da pandemia de Covid-19, esse tipo de prática tem ganhado força no WhatsApp. Nos últimos meses, a Lupa já verificou mensagens prometendo kits de higiene e combustível grátis, auxílio gás e até mesmo um falso aplicativo do Governo Federal para acessar o auxílio emergencial.

Essa informação também foi verificada pelo Fato ou Fake.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo