A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Verifica Coronavírus EP12: cloroquina volta a ser alvo de boatos nas redes

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.jul.2020 | 16h39 |

A cloroquina, apontada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como uma forma de tratamento para pacientes infectados com Covid-19, voltou a ser alvo de boatos nas redes sociais. No Verifica desta semana, os apresentadores Gilberto Scofield Jr. e Natália Leal desmentem duas informações falsas sobre esse medicamento. 

O primeiro boato dizia que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, teria dito que usou o medicamento em seu tratamento de Covid-19 durante uma entrevista à CNN Brasil. Outro conteúdo dizia que o remédio estaria sendo distribuído gratuitamente em toda a Europa para tratar pessoas com a doença. Os jornalistas contam mais sobre essas duas peças de desinformação.

Além disso, os apresentadores também explicam como o tipo sanguíneo pode influenciar no risco de contrair Covid-19. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Kiel, na Alemanha, mostrou que pessoas com tipo sanguíneo A tem maior probabilidade de desenvolver a doença do que pessoas do grupo O. Isso não significa, porém, que pessoas com sangue tipo O estão imunes à doença.

Por último, a repórter Nathália Afonso conversa com o infectologista André Siqueira,  pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e secretário da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Nesse episódio, a Lupa selecionou algumas perguntas de leitores e ouvintes sobre as vacinas que estão sendo desenvolvidas para imunizar a população contra a Covid-19.

Ouça o novo episódio desta temporada especial:

Ficha técnica

O Verifica é uma produção da Agência Lupa, em parceria com Colmeia Podcast

Apresentação: Gilberto Scofield Jr. e Natália Leal

Produção e reportagem: Equipe Lupa

Roteiro e edição: Colmeia Podcast

Sugestões e dúvidas? Fale conosco no lupa@lupa.news

Nota: a segunda temporada do Verifica conta com o apoio da International Fact-checking Network e do Facebook, através do Coronavírus Fact-checking Grants

Editado por: Nathália Afonso e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo