A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Reprodução
Reprodução

#Verificamos: Alho, limão, laranja e melão de São Caetano não curam nem previnem Covid-19

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.jul.2020 | 19h21 |

Voltaram a circular nas redes sociais publicações com receitas caseiras que, supostamente, curam ou previnem a Covid-19. As sugestões vão desde fazer suco de melão de São Caetano à preparação de chá com limão, alho, boldo e jambu. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Bom dia meus queridos. Quero compartilhar com vcs o que aconteceu aqui na minha casa esta semana! Estávamos com sintomas fortíssimos do vírus covid-19, Dor na garganta, Febre, Falta de ar, Cansaço até para falar, Dor de cabeça e diarreia. Primeiro Eu, depois minha filha, meu neto. Começamos um tratamento em casa, e o resultado foi incrível, graças a Deus. Quero compartilhar com vcs, detalhe indico para meus amigos para fazerem mesmo sem sintomas, para prevenir é ÓTIMO!

ALHO PICADO, REFOGADINHO NA MANTEIGA
Para comer 2 vezes ao dia.”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 17h do dia 02 de julho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 3,9 mil pessoas

FALSO

A informação analisada é falsa e já foi desmentida pela Lupa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em seu portal que o alho tem algumas propriedades contra micróbios, mas não há qualquer comprovação científica de que pode curar o novo coronavírus.

Receitas caseiras contra a Covid-19 têm sido compartilhadas desde o início da pandemia, todas sem nenhum respaldo científico. A Lupa já desmentiu, por exemplo, informações sobre os efeitos de água quente com limão ou com erva-doce contra o novo coronavírus.


“BATER NO LIQUIDIFICADOR
1 LARANJA COM CASCA
1 LIMÃO COM CASCA
1 COPO AMERICANO DE ÁGUA
Coar numa peneira, e beber 2 vezes ao dia

BATER NO LIQUIDIFICADOR
MELÃO DE SÃO CAETANO COM ÁGUA
Quantidade a vontade, até ficar bem verdinho.
Ele é muito amargo lembra boldo.
Tomar 2 vezes ao dia.
vou colocar a baixo, algumas fotos que fiz
Para quem não sabe o que é melão de são Caetano. O resultado foi incrível, em 2 dias estávamos sentindo uma melhora total.”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 17h do dia 02 de julho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 3,9 mil pessoas

FALSO

O Ministério da Saúde informou em nota que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir ou tratar a infecção pelo coronavírus. Em contato com a reportagem, a infectologista Raquel Stucchi, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, afirmou que não há evidência científica da eficácia do consumo dos alimentos citados na prevenção ou tratamento da Covid-19.


“O chá que curou minha mãe da covid-19: 1 limão grande. 3 dentes de alho. Boudo (Não coloque muito pra não ficar amargo). Jambu não coloque muito. Minha mãe foi curada e não sabia que ela tava com o vírus.”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 17h do dia 02 de julho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 1,1 mil pessoas

FALSO

Em nota, o Ministério da Saúde informou que não existe qualquer chá com evidência ou comprovação científica que seja capaz de curar a Covid-19. “Assim como no caso de outras gripes, nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo coronavírus”, diz. A Lupadesmentiu boato similar.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo