A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É golpe ‘promoção da Liquigás’ que oferece ‘vale gás’ a 30 mil pessoas

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.jul.2020 | 16h41 |

Circula nas redes sociais que a Liquigás doará um “vale gás” para 30 mil pessoas. Na publicação, o usuário deve deixar um comentário para estar apto a receber o benefício. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Nós da LIQUIGÁS… estamos aqui para Abençoar milhares de pessoas… As primeiras 30,000 pessoas neste grupo que escreverem ” PARABÉNS” e ficar VERMELHO, receberão na HORA um VALE GÁS. Veja o seguinte exemplo: P A R A B É N S
É OBRIGATÓRIO ENTRAR PARA SABER SE GANHOU AQUI
Texto publicado no Facebook que, até o dia 03 de julho de 2020, foi compartilhada por 763 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A publicação é um golpe que usa uma página falsa do governo federal para roubar informações pessoais do usuário. Em nota, a Liquigás informa que não está realizando tal campanha e que a marca está sendo utilizada de forma indevida. 

“Trata-se de uma prática ilegal e prejudicial aos nossos consumidores. (…) Ressaltamos que as pessoas não devem clicar nesse link por se tratar de uma possível ação que possa causar algum risco para o usuário”, afirma a assessoria de imprensa da empresa. A assessoria de imprensa da Liquigás ressalta que todas as promoções da empresa são divulgadas nos canais oficiais da empresa. 

Roubo de dados

Neste golpe, o usuário é solicitado a digitar a palavra “Parabéns” nos comentários da publicação. Após um breve período de tempo, a página entra em contato através do Facebook Messenger, e induz o usuário a acessar um site cujo domínio é “financastop.club”. Esse domínio não tem qualquer relação com a Liquigás ou com o governo federal, e é registrado usando o serviço NameCheap, que permite que a página seja registrada no exterior sem identificação. 

Ao clicar nesse link, o usuário pode ser alvo de crimes virtuais como roubo de dados de acesso a redes sociais, cartão de crédito, etc. A Lupa já verificou outros golpes bastante similares, incluindo ofertas de vagas de emprego, smartphones e produtos de higiene.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo