A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo que circula nas redes sociais não é de projeto de ponte sobre o rio Xingu

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.jul.2020 | 19h52 |

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra imagens que seriam do projeto da ponte sobre o rio Xingu, no Pará, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 17. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Veja a ponte sobre o Rio Xingu que será construída com tecnologia de ponta”
Vídeo publicado no Facebook que, até as 18h do dia 28 de julho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 2,9 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes sociais, na verdade, é do projeto da ponte de Arcos de Alconétar, construída sobre o río Tejo, na Espanha. Ele está no ar desde, pelo menos, 2012. As imagens mostram as principais fases do processo de construção da obra. O projeto foi desenvolvido pela empresa Estudio de Ingeniería y Proyectos SA (EIPSA) e construído pela OHL. A ponte tem 400 metros de comprimento, e entrou em funcionamento no ano de 2006.

Em 17 de julho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou em seu Twitter a construção da ponte sobre o rio Xingu. “O Capitão @tarcisiogdf, @MInfraestrutura, informa que nos próximos dias contratará o projeto de engenharia/licença ambiental”. Ele disse, ainda, que o tempo previsto para essa primeira fase era de 12 meses.

Em uma live na terça-feira (21), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, informou que há uma questão judicial para resolver, mas que, até o próximo ano, as obras da ponte devem ser iniciadas.

A promessa de construção da ponte sobre o rio Xingu é antiga. Em 2014, a então presidente Dilma Rousseff (PT) chegou a anunciar em entrevista a algumas rádios do Pará a construção da obra, ligando as cidades de Anapu e Altamira pela BR-230, mais conhecida como Transamazônica. Atualmente, a travessia do rio é feita por balsa. O Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou um edital em 2014, mas o projeto não saiu do papel.

Essa mesma informação foi checada pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo