A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução Thammy Miranda
Foto: Reprodução Thammy Miranda

#Verificamos: É montagem tuíte de Thammy Miranda com ofensas de baixo calão a Eduardo Bolsonaro

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.jul.2020 | 19h18 |

Circula nas redes sociais um tuíte supostamente publicado pelo ator Thammy Miranda que faz ofensas ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP). O texto seria uma resposta às críticas feitas pelo deputado sobre a participação de Thammy, que é transexual, em campanha publicitária de Dia dos Pais da fabricante de cosméticos Natura. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“O Eduardo Bolsonaro pode falar qualquer coisa sobre mim, menos sobre não ter pau, porque ele também não tem”
Imagem de tuíte atribuído ao ator Thammy Miranda publicado no Facebook que, até o dia 30 de julho de 2020, tinha sido compartilhada por 176 pessoas.

FALSO

A afirmação analisada pela Lupa é uma montagem. Não é possível encontrar nenhuma publicação com este texto no Twitter do ator Thammy Miranda, em qualquer data. Também não é possível encontrar nenhum registro do suposto tuíte no Google – que poderia ter salvo a mensagem em cache caso ela fosse apagada.

Em publicação em suas contas pessoais no Instagram e no Twitter, o ator informou que o tuíte é falso. “Eu jamais vou compactuar com o ódio, jamais vou combater o ódio com ódio!!! Isso é FAKE e mesmo sendo atacado por todos, não farei o mesmo jamais!”, diz.

Thammy, que é transexual, tem sido alvo de ataques transfóbicos nas redes sociais desde que anunciou a participação em uma campanha de Dia dos Pais da fabricante de cosméticos Natura. Um dos ataques foi feito justamente por Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), em sua conta pessoal no Twitter. 

Em tuíte no dia 28 de julho, o deputado criticou a escolha de um homem transexual para uma campanha sobre pais. “Mulher como garoto propaganda do dia dos pais. Depois Homem para o dia das mães… E quem falar o contrário já sabe né? É gado, é pessoa raivosa, discurso do ódio e fake news”, diz. 

Quatro horas após a publicação do deputado, Thammy chamou os críticos de falsos moralistas. “São homens públicos e deveriam cuidar da saúde, de gerar emprego, ajudar quem precisa. Deveriam estar mais preocupados com os pais que não ajudam os filhos e deixam as mães sofrendo , que batem nas mães na frente dos filhos”, afirmou. Em nenhum momento, o ator fez referências de baixo calão contra o deputado. 

A campanha da Natura foi alvo de outras peças de desinformação após o envolvimento de Miranda. Na última quarta-feira (29), uma publicação dizia que a empresa teria “perdido milhões” com o caso. A Lupa verificou que, na verdade, as ações da fabricante de cosméticos tiveram alta nos últimos dias na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo