A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Ziraldo disse que nenhum prefeito que adotou lockdown será reeleito

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.jul.2020 | 15h08 |

Circula pelas redes sociais uma frase atribuída ao escritor e cartunista Ziraldo, criador do personagem Menino Maluquinho e de outras obras populares da literatura infantil, sobre o lockdown em algumas cidades brasileiras durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a mensagem, ele teria dito que nenhum prefeito que adotou a medida será reeleito. O post inclui ainda uma foto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), chamado de “mito”, e uma frase de apoio à sua reeleição em 2022. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Nenhum prefeito que adotou lockdown será reeleito, vamos dar um lockdown neles! – Ziraldo”
Frase atribuída ao cartunista Ziraldo em post no Facebook que, até as 12h de 30 de julho de 2020, tinha mais de 2,4 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O cartunista Ziraldo jamais disse a frase que pede para que prefeitos que determinaram lockdown não sejam reeleitos. Em nota, a Ziraldo Artes Produções, empresa responsável pelo licenciamento de produtos com os personagens do autor, informou que a frase faz parte de um grupo de mentiras atribuídas a Ziraldo na última semana. “Informo que o cartunista Ziraldo não fez nenhum posicionamento sobre o Coronavírus, até o momento, muito menos sobre eleições municipais”, diz o texto.

A Lupa localizou várias publicações semelhantes na página do Facebook de um fotógrafo de Governador Valadares (MG) chamado Ziraldo Dias Cavalcante. Posts de apoio a Bolsonaro, como o do lockdown, publicado por ele em 26 de julho, são compartilhados com frequência. Uma mensagem foi enviada pelo Facebook Messenger perguntando se Cavalcante foi o autor desta e de outras montagens assinadas como “Ziraldo”. Até a publicação desta checagem, no entanto, não houve resposta.

Em 21 de julho, outro post visualmente parecido foi desmentido pela Lupa. A frase atribuída a Ziraldo comemorava a cura de Bolsonaro, que estava com Covid-19, pelo uso da cloroquina. O escritor jamais fez essa afirmação e, na data, o presidente não estava curado.  

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo