A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É golpe sorteio de vale cartão das Lojas Americanas ‘para ajudar na pandemia’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
31.jul.2020 | 15h17 |

Circula no Facebook que as Lojas Americanas estão sorteando um vale cartão de R$ 5 mil para ajudar na luta contra a pandemia da Covid-19. Para ganhar, o usuário precisa comentar na publicação um número de 1 a 999, de sua escolha, e clicar em um link em seguida para verificar se conseguiu o prêmio. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Entramos na luta contra a Covid-19 e será 7 dias de sorteio! Abra a live e participe! Clicar aqui para ver se ganhou!”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 13h do dia 31 de julho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 420 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Por meio de nota, a assessoria das Lojas Americanas informou que a promoção não está sendo realizada pela empresa. “A publicação em questão é falsa”, diz. Além disso, a conta oficial das Lojas Americanas no Facebook é outra. Não há na página nenhuma promoção semelhante.

A publicação que circula nas redes sociais é um golpe para roubar informações sigilosas de usuários como dados bancários e senhas. Após comentar, o usuário recebe uma mensagem da página. Essas mensagens direcionam para uma versão falsa do Facebook, na qual o usuário é encorajado a colocar sua senha e seu login. Assim, esses dados são roubados.

Golpes semelhantes usando a pandemia da Covid-19, principalmente com foco nas famílias em vulnerabilidade social, já foram verificados pela Lupa. No início do mês, criminosos compartilharam a informação de que as empresas Samsung e Xiaomi estavam sorteando smartphones para estudantes que não estavam tendo acesso às aulas remotas durante a pandemia. Posts oferecendo cestas básicas, vale-gás ou produtos de higiene também circularam pelo Facebook e pelo WhatsApp.

A Polícia Federal emitiu um alerta em abril por causa do aumento de golpes durante a pandemia da Covid-19. A orientação do órgão é que, na dúvida, não se deve clicar no link ou digitar dados pessoais, e sim procurar os canais oficiais das empresas para averiguar a informação.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo