A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de 2018 é usada nas redes para ‘mostrar’ protesto contra isolamento social na Alemanha

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.ago.2020 | 15h35 |

Circula nas redes sociais uma imagem aérea de uma multidão sobre uma ponte. Segundo a legenda, a foto seria dos protestos que ocorreram no sábado (1º), em Berlim, capital da Alemanha, contra as medidas de prevenção impostas pela pandemia da Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Olha o que o povo na Alemanha está fazendo. Em Berlim, todos estão indo para as ruas contra o isolamento, a ditadura que estão implantando por lá. Exatamente o mesmo que estão planejando fazer com o Brasil”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h do dia 03 de agosto de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 420 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto foi registrada em 2018 durante a Street Parade, uma das maiores festas de música eletrônica que acontece anualmente em Zurique, na Suíça, e atrai cerca de um milhão de pessoas. Portanto, não tem nenhuma relação com os protestos que ocorreram em Berlim, na Alemanha, no último sábado (01).

Cerca de 20 mil pessoas participaram das manifestações contra medidas preventivas tomadas pelo governo alemão contra a pandemia da Covid-19. Chamado de “Fim da Pandemia – Dia da Liberdade”, o protesto contou com a participação de grupos extremistas, militantes antivacina e negacionistas. Os manifestantes usavam cartazes com os dizeres “Corona, falso alarme” e “Nós estamos sendo forçados a usar máscaras”.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo