A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que julho de 2020 teve menos mortes que 2019, mesmo com a pandemia

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.ago.2020 | 13h48 |

Circula pelas redes sociais um post com um comparativo das mortes ocorridas em julho de 2020 e 2019. A publicação afirma que o número de óbitos em todo o país ocorridos no último mês foi menor do que o do mesmo período no ano passado, mesmo com a pandemia de Covid-19. Os dados teriam sido extraídos do Portal da Transparência do Registro Civil.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Atualizando…

Mortes no Brasil:

Julho 2019 – 119.390 (sem pandemia)

Julho 2020 – 113.475 (com pandemia)

Fonte: transparencia.registrocivil.org.br…

Agora vão falar o que????”

Texto em imagem de post publicado no Facebook que, até as 11h de 11 de agosto de 2020, tinha 515 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O número de mortes em julho de 2020 foi maior do que o do mesmo período de 2019. Havia 121.172 registros de óbitos emitidos no mês passado, de acordo com informações extraídas no Portal da Transparência do Registro Civil nesta terça-feira (11). Há um ano, os cartórios emitiram 119.553 certidões indicando falecimentos no mês de julho. Ou seja, a diferença foi de pelo menos 1.619 casos a mais este ano. Esses números, no entanto, ainda devem mudar e aumentar ao longo dos dias, à medida que os cartórios enviarem mais informações para o site.

Os dados do Portal da Transparência do Registro Civil precisam ser analisados com cautela, porque as atualizações seguem prazos legais e podem demorar 14 dias ou mais, em alguns casos. Logo, os números referentes a um determinado mês sobem a cada dia em que se faz a consulta na plataforma. O post que circula pelas redes sociais pegou valores ainda muito desatualizados. O mais indicado é fazer comparativos de meses mais antigos, que já têm um volume de dados mais próximo do real. Em junho de 2020, por exemplo, houve 128.800 registros de óbito, contra 103.414 no mesmo período do ano passado.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo