A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra Renata Vasconcellos e outros funcionários da Globo confraternizando sem máscara

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.ago.2020 | 14h48 |

Circula nas redes sociais um vídeo onde aparecem âncoras antigos e atuais do Jornal Nacional, da TV Globo, entre eles Cid Moreira, Sérgio Chapelin, Fátima Bernardes e William Bonner. Segundo a legenda, os apresentadores estavam comemorando, sem máscaras e sem distanciamento, o aniversário de Renata Vasconcellos, que ocorreu no dia 10 de junho. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Aniversário da Renata Vasconcelos. Cadê o distanciamento? Cadê as máscaras? #hipócritas”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 14h de 12 de agosto de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 15 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes sociais foi publicado na conta oficial do Instagram do jornalista Cid Moreira, em 2 de setembro de 2019, durante as comemorações dos 50 anos do Jornal Nacional. Na ocasião, apresentadores, repórteres de várias gerações, editores, produtores, repórteres cinematográficos e técnicos se encontraram num evento promovido pela TV Globo em 1º de setembro. As cenas são, portanto, anteriores à pandemia de Covid-19.

View this post on Instagram

Bom dia pessoal! Dormiram bem com a graça do Divino Espírito Santo que mantém as nossas vidas? Desejo que sim. Ontem à noite na festa dos 50 anos do JN vivi grandes emoções e quero compartilhar com vocês! Então o meu bom dia será com um take de lá. O mais bonito da celebração foi o reencontro com os queridos amigos com que compartilhei minha jornada de trabalho. Um abraço a todos!! Acredito que não precisa de legenda para esse pessoal né!? Juntar os que iniciaram com os jovens de agora foi um grande momento. O querido Armando Nogueira dizia que o JN era um “boing” que decolava todas as noites. Hoje eu digo a vocês que, com todos os avanços, o Jornal Nacional é uma nave espacial pronta para o que der e vier. #jn #jn50anos #informacao #historia #amizade #jornalismo #reportagem #tvglobo #televisao #redeglobo

A post shared by Cid Moreira (@ocidmoreira) on

Renata Vasconcellos fez aniversário no dia 10 de junho. Na ocasião, um homem invadiu com uma faca os estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro, e fez uma repórter como refém. O rapaz queria falar com Renata Vasconcellos. A apresentadora teve que intervir nas negociações. Em seguida, o homem foi detido, e ninguém sofreu ferimentos.

Esse mesmo conteúdo também foi verificado pelo projeto Fato ou Fake, do Grupo Globo.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo